Descrição

Ars Memoria é o vinho mais exclusivo da Tandem. Ele é elaborado inteiramente com Cabernet Sauvignon do Vale de Yerri e, como curiosidade, tem um estágio mínimo de 24 meses em cimento, complementado por um longo ano em barricas de carvalho francês. Um vinho com notas de groselha preta, especiarias e toques de chocolate. Fresco e elegante, é ideal para acompanhar guisados, carnes de caça e queijos.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2012
Álcool
15.5% vol.
Produção
5.000 garrafas
Variedade
100% Cabernet sauvignon
Origem
Navarra

Prova

Vista
Cor ameixa escura.
Nariz
Nariz maduro com notas de groselha preta, cassis, especiarias, pimenta preta, chocolate e cedro.
Boca
Taninos suaves no paladar, longos, volumosos, agradáveis e com um final prolongado. Fresco e elegante.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Válido até aproximadamente 2022.
Combinação
Ideal para acompanhar caçarolas, carnes vermelhas, caça e queijos. Também é perfeito com chocolate preto.

Vinha e preparação

Solo
Franco argiloso.
Clima
O vale possui um clima continental com influência atlântica devido à proximidade do Golfo de Biscaia. Os invernos são muito frios e os verões muito quentes.
Vinificação
As uvas são transportadas para a adega por gravidade. Maceração a frio antes do início da fermentação a uma temperatura controlada de 30-31 ºC. Fermentação em depósitos de inox sem bombas, pigeage ou imersão do chapéu, com o objetivo de obter taninos finos e elegantes. É transfegado por gravidade para depósitos subterrâneos de betão, onde se completa a fermentação malolática.
Envelhecimento
Estágio durante um mínimo de 24 meses em betão e 14 meses em barricas de carvalho francês de 300 litros.
Engarrafamento
Engarrafado por gravidade com filtragem mínima.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

"There is a 2012 Ars Memoria, a pure Cabernet Sauvignon with 15% alcohol and a combination of ripe blackberries and balsamic and herbal aromas. The grapes were sourced from limestone-rich soils and fermented with indigenous yeasts. The wine matured in 300-liter French oak barrels with lees. They always age the wines for some extra time and release them when they are polished and ready to drink, as is the case here. The nose is quite classical and the palate revealed abundant, slightly dusty tannins. It could have a bit more mid palate. 5,000 bottles were filled in April 2017".