Cava
La Fideuera 2011
100% Xarel·lo
89,90 €
IVA incluído
Garrafa 75 cl.
|
119,87 € / Litro
Esgotado
Descrição
O encrave de La Fideuera é uma pequena joia escondida em Alt Penedès, onde a casta Xarel·lo demonstra toda a sua expressividade, acidez e elegância. As vinhas com mais de 25 anos estão em plena maturidade e as suas raízes estão profundamente ligadas a um solo calcário e nobre que confere estrutura e riqueza a este excelente garrafeira. A produção é muito limitada, uma exclusividade que se percebe num aroma perfumado e curioso a damascos secos, chirimoyas, limas e cabelo de anjo.
Informações de produto
Prova
Vista
Amarelo palha com reflexos dourados e bolhas elegantes e delicadas.
Nariz
Boa intensidade aromática, com notas proeminentes de vegetação mediterrânica, funcho e tomilho, resina, anis e fruta branca (como a pêra-da-água).
Boca
Ao abrir a taça, surgem novos aromas, como louro e pimenta branco. O paladar é intenso, com volume, estrutura e um bom equilíbrio entre a fruta e a acidez. As bolhas são delicadas, cremosas e estimulantes. No final de boca, reaparecem notas de ervas aromáticas e delicados tons tostados.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC. Se necessário, refrigerar por algumas horas em uma cuba com água salgada e gelo. Evitar o resfriamento repentino no congelador. Recomenda-se o armazenamento na posição vertical.
Consumo
A garrafeira continuará a envelhecer bem em garrafa, desde que esteja em condições adequadas de armazenamento.
Combinação
Marisco, suquet, caldereta, peixes de rocha, mexilhões, carne temperada, caça e guisados.
Vinha e preparação
Nome
La Fideuera.
Descrição
Vinhedo de Encave Calificado localizado em Alto Penedés.
Tamanho
2,61 hectares.
Idade
Vinhas com mais de 25 anos.
Solo
As raízes destas plantas estão profundamente ligadas a um solo calcário e nobre que confere estrutura e riqueza às uvas.
Clima
Após um inverno ameno e chuvoso, a primavera chegou com temperaturas elevadas, quase atingindo os 30 ºC em maio e junho. O ciclo da uva acelerou-se e fez prever uma vindima precoce, mas em julho o tempo mudou completamente e a situação inverteu-se, com chuva e dias frescos alternando com outros típicos de um verão mediterrânico. As uvas tiveram um desenvolvimento mais lento e, finalmente, a vindima pôde começar no início de agosto.
Colheita
A vindima manual noturna aproveitou a temperatura fresca, evitando assim a oxidação dos aromas da uva, de forma manual e em pequenas caixas. Iniciou-se no início de agosto e decorreu durante seis semanas, com dias secos e luminosos. As diferentes variedades terminaram o seu ciclo gradualmente e em perfeitas condições sanitárias. Como resultado, as uvas Xarel·lo produziram vinhos base limpos e verdadeiramente excepcionais.
Vinificação
Elaboração artesanal. As uvas foram transportadas num camião refrigerado até à adega. À chegada, as uvas são novamente selecionadas, arrefecidas e prensadas numa prensa pneumática. O mosto fermenta em pequenos depósitos a 17 °C. Após a fermentação, é realizada uma nova seleção, desta vez dos vinhos que comporão o «coupage» final. Possui uma dosagem de 9 gramas de açúcar por litro (Brut).
Envelhecimento
Estágio lento em garrafeira durante mais de 90 meses a uma temperatura constante de 14 °C entre as grossas paredes daquela que foi a primeira garrafeira da Codorníu.
Colheitas: 2011 2009