Descrição

Terrer d'Aubert é uma magnífica descoberta que apresentamos pela primeira vez na nossa Caixa Vignerons em fevereiro de 2017. É elaborado a poucos quilómetros do mar Mediterrâneo, numa propriedade na localidade de Vila-Seca (Tarragona), com um solo calcário característico composto por fósseis marinhos, que refletem a existência de água na zona em tempos ancestrais. É um vinho que combina magistralmente maturidade, frescura e salinidade. De facto, uma das coisas que mais nos surpreendeu nele é o seu grande caráter mineral, consequência do terroir em que nasce. Uma versão elegante e direta do Cabernet sauvignon refrescado com Garnacha.

Informações de produto

Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2014
Álcool
14.0% vol.
Variedade
80% Cabernet sauvignon, 20% Garnacha
Origem
Tarragona

Prova

Nariz
Notas de matizes de frutos vermelhos e pretos envoltas num fundo mineral com toques salinos.
Boca
Trata-se de um vinho com taninos redondos, finos e elegantes, que demonstra a maturidade da fruta, juntamente com uma acidez significativa que proporciona frescura e uma sensação prolongada de aromas.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Recomenda-se a decantação.
Combinação
Recomendado com atum grelhado.

Vinha e preparação

Tamanho
7 hectares.
Idade
Entre 5 e 30 anos.
Solo
Solos de lumaquela, pedra calcária com fósseis marinhos.
Clima
Microclima marcado pela influência mediterrânica com brisas constantes. A colheita de 2014 foi marcada por um inverno frio, com uma pluviometria que ultrapassou os 500 mm. A primavera foi seca, embora tendo um verão pouco chuvoso, o mês de setembro foi considerado pouco chuvoso. Os meses de julho e agosto foram muito quentes.
Rendimento
Entre 1.000 e 2.000 plantas por hectare.
Colheita
Realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro para a Cabernet e 1 de outubro no caso da Garnacha. Manual e em caixas de 15 kg.
Vinificação
A primeira fermentação é realizada em depósitos de inox durante 20 dias. Extração por meio de remontagens e pigeages. Maceração e fermentação durante 15-20 dias. Sangria posterior.
Envelhecimento
12 meses em barricas de carvalho francês de 225 litros de grão fino.
Engarrafamento
6 e 7 de setembro de 2016.