Descrição

Este vinho é uma descoberta proveniente de Vila-seca (Tarragona), a poucos quilómetros do mar Mediterrâneo. É um tinto que combina maturidade, frescura e salinidade. Uma união perfeita entre a elegância do Cabernet Sauvignon e a frescura da Garnacha. Um vinho puramente mediterrânico, com um claro reflexo mineral do solo de lumaquela onde se encontram as quintas de Vinyes del Terrer.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Produção
15.827 garrafas
Variedade
55% Cabernet sauvignon, 45% Garnacha
Origem
Tarragona
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Nariz
Matizes de frutos vermelhos e pretos envoltos num fundo mineral com toques de salitre.
Boca
A mineralidade expressa pela lumaquela é pungente, salgada e muito persistente. Tanino redondo, fino e elegante que demonstra a maturidade da fruta, juntamente com uma enorme acidez que confere frescura e uma longa sensação de aromas.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Ótimo até aproximadamente 2030, se conservado em boas condições. Recomenda-se decantar.
Combinação
Atum grelhado.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas no município de Vila-seca (Tarragona), a 2 quilómetros do mar Mediterrâneo. Orientação a leste. Treliça com cordão duplo royat.
Tamanho
7 hectares.
Idade
Entre 10 e 30 anos
Solo
Arcillo-calcário, de lumaquela, uma pedra calcária com fósseis marinhos incrustados.
Clima
Microclima marcado pela influência mediterrânica. Brisas marítimas constantes que proporcionam frescura às videiras e uma boa maturação às uvas. Esta colheita teve uma primavera e um verão com precipitações acima da média.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 kg. Realizada entre 7 e 9 de setembro para a casta Garnacha e entre 22 e 24 do mesmo mês para a casta Cabernet sauvignon.
Vinificação
Desengace e mesa de seleção manual para garantir a qualidade da uva. A primeira fermentação é realizada em depósitos de inox durante aproximadamente 20 dias. Extração dos compostos fenólicos por meio de remontagens e pigeages. Fermentação e curtimenta com as cascas entre 15 e 20 dias. Posteriormente, é realizada uma sangria dos depósitos, nos quais o mosto flor é separado da parte que será prensada suavemente. A divisão rigorosa das propriedades também se reflete nos pequenos depósitos, de acordo com a variedade e a idade das videiras.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em foudres troncocónicos de 5.000 litros, barricas de carvalho francês de 225 litros de grão fino e em ânforas de 165 litros.
Engarrafamento
Engarrafado por decantação de acordo com o ciclo lunar nos dias 13 e 14 de agosto de 2021.