-
Todas as adegas
- Bodegas Frontaura
Bodegas Frontaura
Especialistas em mostrar o lado mais simpático da Tinta de Toro
O grupo Nexus & Frontaura nasceu em 1999 com o objetivo de transformar uvas autóctones em vinhos de prestígio. A empresa gere duas adegas e um total de 160 hectares de vinhas próprias.
Todos os vinhedos do grupo estão espalhados pelas denominações de Toro, Ribera del Duero e Rueda, onde se trabalham as variedades típicas de cada zona (Tinta de Toro, Tinto Fino e Verdejo, respectivamente), embora a sede central esteja localizada na localidade vallisoletana de Pesquera de Duero.
Bodegas Frontaura
A adega Frontaura está localizada dentro da D.O. Toro, às margens do rio Duero. A propriedade, chamada Pago de Valdelacasa, conta com 120 hectares onde se trabalha exclusivamente com a variedade Tinta de Toro (Tempranillo).
A vinha é conduzida em espaldeira e conta com um sistema de irrigação por gotejamento automatizado. É cultivada a 654 metros de altitude, num solo pedregoso de aluvião que acumula o calor e atua como termorregulador.
Com uma capacidade produtiva de 400.000 kg/ano, a propriedade se concentra em oferecer uma gama de tintos (Roble, Crianza e Reserva) que representam o equilíbrio entre o potencial do terroir da região e a elegância do processo de elaboração, sem mascarar a essência da fruta, para o que contam com um parque de barricas de carvalho francês.
A adega também é proprietária do Palácio de Frontaura e Victoria, um edifício majestoso localizado no centro de Toro, que data de 1574 e tem um grande valor arquitetónico.
Vinhos
Os vinhos da Frontaura têm vocação para ser um fiel reflexo da sua zona. Estruturados, mas com taninos suaves, que os tornam muito agradáveis desde o momento em que chegam ao mercado. Após a fermentação, os vinhos obtidos das diferentes parcelas de vinha são ensamblados, procurando complexidade e equilíbrio.