Descrição

O Grand Cru de onde vem este branco leva o nome do imperador Carlos Magno, que dizem que mandou plantar as primeiras videiras na zona de Corton. Já no século XIX, a filoxera fez do Chardonnay a variedade rainha destes 'terroirs', dando vinhos que combinam harmoniosamente uma grande complexidade aromática e um atraente carácter mineral

Detalhes do produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2018
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Corton-Charlemagne Grand Cru

Prova

Vista
Cor amarelo dourado brilhante com reflexos verde esmeralda.
Nariz
Poderoso, combina inicialmente notas melosas com uma bela mineralidade, que depois dão lugar a uma magnífica complexidade de aromas frutados (maçã, citrinos muito maduros), florais, vegetais e de madeira delicada.
Boca
É incrível, elegante, potente e, ao mesmo tempo, delicada, evoluindo de notas frutadas para florais e vegetais, deixando sensações melosas e amanteigadas, que lembram brioche quente, frutos secos e notas amadeiradas super delicadas.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas dispostas em encostas bastante íngremes nos municípios de Grand Cru Corton-Charlemagne, Pernand-Vergelesses, Aloxe-Corton, Ladoix-Serrigny e Aloxe; na fronteira entre a Côte de Nuits e a Côte de Beaune, a uma altitude entre 280 e 330 metros acima do nível do mar e em grande parte expostas a sudoeste
Solo
Mistura de camadas calcárias e margas.
Colheita
Vindima manual com uma seleção rigorosa na vinha.
Vinificação
Segunda seleção cuidadosa das uvas na adega. Prensagem suave (0,2 bares) em prensa pneumática para extrair os mostos nas melhores condições e posterior decantação durante algumas horas para separá-los das borras grossas. Fermentação em barricas de 228 litros com controlo de temperatura induzido.
Envelhecimento
15 meses de estágio em barrica com as suas borras.