Descrição

Anteriormente conhecido como Condado de Oriza 409, o seu nome numeral deriva dos seus 409 dias de estágio em barricas de carvalho francês. Se se questionam quantos meses isso equivale, informamos que um pouco mais de 13. Trata-se de um vinho proveniente de vinhas jovens e velhas de duas parcelas diferentes localizadas nos arredores de Olmedillo de Roa. Apresenta-se rico em amoras e mirtilos, com subtis notas tostadas e especiadas

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho rubi brilhante com matizes violáceos.
Nariz
Aromas de amoras e mirtilos com notas subtis de torrado e especiadas, resultado da utilização elegante do carvalho da barrica.
Boca
Taninos abundantes, suaves e arredondados, acidez bem integrada e complexa. Um vinho muito equilibrado, com um final persistente e muito agradável.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16ºC.
Combinação
Um acompanhamento excelente para cordeiro assado, croquetes de legumes e carne, leitão e costeletas de vitelo com pimenta.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas em Olmedillo de Roa, dentro dos limites da D.O. Ribera del Duero.
Solo
Região caracterizada principalmente pelo seu terreno plano e rochoso.
Vinificação
As uvas de vinhas jovens e velhas passam por um processo de maceração a baixa temperatura durante três dias. As uvas jovens fermentam a baixa temperatura para extrair o máximo de aromas de fruta e flores, enquanto as uvas de vinhas velhas fermentam a 26 e 28 ºC para garantir que expressam a máxima expressividade. Isto faz com que o vinho adquira a sua cor característica e taninos refinados.
Envelhecimento
Por fim, o vinho repousa em barricas de carvalho francês durante 409 dias (pouco mais de 13 meses) antes de ser engarrafado.