Descrição

O Mielero é um vinho branco doce cujo nome provém da propriedade onde se obtém a casta Riesling para a sua elaboração, uma vez que se trata de um local onde as abelhas, entre flores e videiras, produziam mel. Na sua composição também participam a casta Garnacha branca, uva local da região, e a Gewürztraminer, mais comum nas regiões vinícolas da Europa Central. A sua elaboração é feita de forma natural, parando a fermentação como efeito do arrefecimento drástico da temperatura do mosto durante a fermentação, conseguindo assim manter os seus 44 gramas de açúcar residual. É um vinho guloso, com destaque para a fruta branca no nariz e um paladar volumoso, vibrante e equilibrado.

Informações de produto

Tipo
Branco doce
Colheita
2025
Álcool
10.0% vol.
Variedade
70% Garnacha blanca, 20% Riesling, 10% Gewürztraminer
Origem
Somontano

Prova

Nariz
Destacam-se os seus aromas a frutos brancos, como a pêra madura e a salada de frutas, juntamente com leves matizes florais que conferem frescura.
Boca
Vinho de grande volume em boca, com uma sensação doce equilibrada por uma acidez vibrante.
Temperatura de servir
Cerca de 6 ºC.
Combinação
Ideal para ser apreciado em taças e como vinho de aperitivo.

Vinha e preparação

Nome
Finca El Mielero
Descrição
Trata-se de uma propriedade onde as abelhas, entre flores e videiras, produziam mel, daí o seu nome. Atualmente, é o local onde a adega Otto Bestué cultiva o seu Riesling.
Vinificação
Realiza-se uma maceração de 9 a 10 horas dentro da prensa a baixa temperatura. Este processo permite extrair uma maior quantidade de aromas, obtendo um perfil que se destaca pelas suas notas frutadas e florais. A meio do processo de fermentação, o mosto é arrefecido drasticamente e é realizada uma filtragem que interrompe a fermentação. Isto permite conservar os 44 gramas de açúcar residual de forma natural, sem necessidade de aditivos.