Descrição

Cueva del Monge Fermentado em barrica é um vinho fresco, com presença de fruta e notas florais ( estas últimas provenientes da Malvasia). Destaca-se a sua fruta potente e a sua excelente integração com a madeira, que harmoniza e não encobre todos os seus matizes.

Informações de produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2021
Álcool
13.0% vol.
Subzona
La Rioja Alta
Variedade
70% Viura, 20% Malvasia, 10% Garnacha blanca
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor dourada brilhante.
Nariz
Aroma elegante, potente e floral, com notas de especiarias doces, carvalho cremoso, balsâmicos e ervas silvestres (tomilho, camomila, louro).
Boca
É um vinho fresco, estruturado, glicérico, oleoso, agradavelmente adocicado e saboroso.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar pratos de arroz, massas e carnes brancas.

Vinha e preparação

Tamanho
25 hectares.
Solo
Argilo-calcário, argilo-ferroso e aluvial.
Clima
Influências mediterrânicas e atlânticas que dão origem a microclimas.
Colheita
Vindima manual em caixas de 12 a 15 kg, com rigorosa inspeção de cada cacho.
Vinificação
Esmagamento para posteriormente realizar uma maceração pelicular da uva esmagada em depósito e assim extrair a parte aromática do interior da casca.
Separação do mosto flor por gravidade e prensagem suave. A desfangação estática é realizada durante 24 horas (separação da polpa da uva). A fim de unificar o processo de fermentação, utilizando apenas as leveduras indígenas do campo e da adega e garantindo um início homogéneo a temperatura controlada, a fermentação é iniciada em depósitos de inox para garantir o potencialização dos aromas e unificar o processo para toda a partida. Posteriormente, e sem interromper o processo iniciado, o vinho é trasfegado para que a fermentação alcoólica continue em barricas novas de carvalho francês e americano durante mais de 40 dias com «battonage» diário.
Envelhecimento
Estágio de 4 meses nas mesmas barricas.