Descrição

O Papa Figos é uma ave migratória que chega da África na primavera e nidifica no coração da Quinta da Leda, onde é produzido o vinho da Casa Ferreirinha. É um daqueles tintos diferentes, modernos e elegantes que surpreendem agradavelmente quem o prova e que encarna na perfeição os valores da casa e o pensamento visionário de Fernando Nicolau de Almeida para combinar a elegância dos vinhos do Douro com o poder de envelhecimento de um porto.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
13.5% vol.
Subzona
Douro Superior.
Variedade
Tinta roriz, Tinta barroca, Touriga franca, Touriga nacional
Origem
Douro

Prova

Vista
Cor rubi vibrante.
Nariz
Notas de frutos vermelhos e pretos, toques balsâmicos de resina e caixa de charutos e um ligeiro toque picante.
Boca
Possui bom volume, taninos suaves e redondos, e uma acidez que lhe confere um grande equilíbrio. Outras notas de frutos vermelhos conduzem a um final longo e harmonioso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Em condições ideais, pode ser consumido até ao ano de 2030. A formação de um depósito na garrafa é natural. Após dois anos em garrafa, recomenda-se que seja armazenado na posição vertical um dia antes de ser aberto e decantado antes de ser consumido.
Combinação
Pratos com carne. Muito gastronómico, também serve como acompanhamento perfeito para carnes brancas ou peixes assados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas da Quinta da Leda no Douro Superior.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Após o desengace e o ligeiro esmagamento das uvas, a fermentação é realizada em depósitos de inox com macerações suaves a temperatura controlada.
Envelhecimento
Após o estágio em tanques de inox e recipientes de cimento, a mistura final foi realizada após uma cuidadosa seleção dos vinhos.
Engarrafamento
Ligeira clarificação e filtração antes de ser engarrafado.