Descrição

A máxima expressão e frescura da casta Verdejo de Segóvia é a essência do Quintaluna. O clima extremo do norte da província, onde crescem as suas antigas vinhas de origem, e os solos arenosos em que se encontram, conferem uma singularidade interessante a este branco vibrante e untuoso.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
De cor palha brilhante.
Nariz
Destaca-se pela sua nitidez, com aromas a fruta madura, ervas secas, flores murchas e fósforo.
Boca
As sensações de fruta madura também se fazem sentir nesta fase, que se destaca pela sua frescura genuína, boa acidez e equilíbrio.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção de parcelas que se estendem pelos arredores do município de Nieva (Segóvia), junto à vinha plantada através da seleção massal da vinha velha da adega.
Idade
Vinhas muito antigas, pré-filoxéricas.
Solo
Arenoso. Esta composição permitiu que as videiras resistissem à filoxera, uma praga que provocou o fim das vinhas europeias no final do século XIX.
Clima
O outono trouxe consigo chuvas constantes e temperaturas amenas. O inverno contou com geadas típicas da época e nevascas pontuais. Fevereiro foi um mês ligeiramente mais quente do que o habitual e antecipou uma chegada precoce da primavera, que foi interrompida no início de março por várias nevascas. Os primeiros rebentos da videira surgiram em meados de abril; uma forte geada nos dias 23 e 24 afetou esses rebentos, o que se traduziu numa redução da produção. A floração começou em meados de junho de forma muito heterogénea. O verão decorreu sem quase nenhuma precipitação e com temperaturas médias; durante o mês de agosto, as temperaturas subiram ligeiramente, atingindo valores típicos da época.
Colheita
A vindima teve início a 10 de setembro e prolongou-se até 9 de outubro, praticamente sem interrupções e com um estado sanitário perfeito das uvas. Foi realizada manualmente em caixas de 15 kg.
Vinificação
Após passarem pela mesa de seleção, os cachos foram prensados suavemente. O mosto fermentou em pequenos depósitos de inox, com leveduras autóctones.
Envelhecimento
Durante 9 meses, o vinho permaneceu nos mesmos depósitos sobre as suas borras. Uma vez engarrafado, permaneceu mais 6 meses a envelhecer antes de ser colocado no mercado.
Engarrafamento
Durante o verão de 2025.