Descrição

As duas variedades históricas do Priorat, Garnacha e Cariñena, fundem-se, mantendo as suas respectivas essências, num dos vinhos mais especiais de Escaladei. Um tinto que, por sua vez, contém um dos símbolos do Priorat: La Cartoixa (Cartuja) de Scala Dei, que evoca as origens monásticas desta zona. Nesta colheita, o presenta um perfil mais fresco, potente e aromaticamente intenso.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Variedade
80% Garnacha, 20% Cariñena
Origem
Priorat

Prova

Vista
De densidade elevada a muito elevada e uma cor cereja picota escura e densa, com matizes violáceos.
Nariz
Aromas intensos e persistentes a frutos pretos maduros (ameixa) e violetas que se misturam com notas minerais evidentes proporcionadas pela «licorella» e matizes especiados do estágio.
Boca
Vinho tinto potente, untuoso, suave, com taninos maduros intensos, corpo imponente, longo e persistente ao longo do tempo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
É um acompanhamento ideal para pratos principais ou segundos pratos. Guisados e cozidos, queijos curados, presunto ibérico e outros charcutaria de qualidade, especialmente com carnes de caça e grelhados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas antigas plantadas em socalcos e nos típicos «costers» de llicorella do Priorat, situadas entre 500 e 800 metros de altitude.
Idade
As vinhas da casta Garnacha têm 60 anos, enquanto as da casta Cariñena têm mais de 90.
Solo
Argila e llicorella.
Vinificação
As uvas foram refrigeradas antes de serem introduzidas em pequenos depósitos para iniciar a fermentação. Quando a temperatura começou a subir, a maceração pré-fermentativa já havia sido concluída. O contacto com as peles ocorreu durante cerca de 20 dias, com pisagens diárias.
Envelhecimento
Estágio de 24 meses em foudres de 1.400 litros, bocois de 500 litros e depósitos de cimento de 2.100 litros