Descrição

Dos Palmas reflete a elegância e a força dos finos de Tío Pepe. É um vinho com um longo estágio em adega, com oito anos de contacto com a flor, equilíbrio perfeito entre solo e véu. Provém de duas bota muito específicas de carvalho americano das 148 bota que compõem a solera. Espetacular!

Informações de produto

A adega
Tipo
Fino
Colheita
2025
Álcool
15.8% vol.
Variedade
100% Palomino fino
Origem
Jerez-Xérès-Sherry

Prova

Vista
Cor dourada com reflexos azeitona.
Nariz
Intenso, com aromas pungentes de acetaldeído e notas sutis de flores murchas. Pungente, incisivo e com aromas a frutos secos.
Boca
Potente, longo, estruturado, saboroso e salino. Cremoso e harmonioso, com um final agradável e prolongado e um amargor nobre.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar pratos ácidos, como molhos, bem como produtos frescos grelhados, charcutaria e queijos leves.

Vinha e preparação

Solo
Albariza.
Clima
O ciclo correspondente a 2025 foi caracterizado por um contraste acentuado. Foi um ano muito quente, com um verão recorde que registou uma temperatura máxima histórica de 45,8 °C na região. O inverno e o início da primavera foram decisivos, especialmente o mês de março, que foi histórico, contribuindo com a maior parte da água precipitada. A precipitação total ultrapassou os 819 litros por metro quadrado no final desse mês. Estas circunstâncias, juntamente com o verão extremamente quente, fizeram com que a levedura desenvolvesse a sua capacidade de sobrevivência e todo o seu potencial organoléptico.
Envelhecimento
Estágio de 8 anos seguindo o sistema tradicional de criaderas e soleras. Trata-se de uma seleção de duas botas, as números 25 e 75, das 148 que compõem esta solera do segundo andar da Grande Adega Tío Pepe.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

This is a concentrated fino that shows a deep gold hue. Huge flor, yeasty impact that almost gets a bit creamy. Notes of crushed soda biscuits, bruised yellow apples, brine, seaweed and pine nuts with a hint of saffron. Really intense and dry, but silky and rich, with a lightly waxy finish that goes on for at least two minutes. A joy to taste and savor.