Vinhos da Guelbenzu
Imagens da Guelbenzu
Localização e outros dados de interesse
Guelbenzu
España
Ano de fundação
1851
Área total de vinha
46 ha.
Um vinhedo único com mais de 150 anos
Desde meados do século XIX, esta família é conhecida por criar referências de grande intensidade e capacidade de envelhecimento a partir de variedades espanholas e francesas.
A origem de Guelbenzu data de 1851, quando foi estabelecido o pagamento de impostos sobre jarros de vinho vendidos por Martín María Guelbenzu. Contudo, foi o filho do fundador, Miguel Guelbenzu, quem promoveu a adega, ganhando medalhas e menções em 1880 que colocaram o seu nome na órbita dos comerciantes.
A história desta família, em constante evolução, começou uma nova era com a chegada, várias gerações mais tarde, de Ricardo Guelbenzu, que nos anos 90 criou Guelbenzu Evo e Azul, e o icónico Guelbenzu Lautus.
O sucesso destas referências reside na localização privilegiada da sua vinha em Vierlas, no coração do Vale de Queiles, na propriedade La Lombana. Os seus solos, compostos durante o período terciário, são pedregosos, com muito baixa fertilidade e excelente drenagem. Estas características são ideais para a viticultura, produzindo uvas com magnífica concentração e carácter.
O clima é o outro factor-chave neste ambiente único. Com invernos frios e verões quentes e secos, as uvas amadurecem gradualmente e, graças à diferença de temperatura entre o dia e a noite, retêm uma grande acidez, criando vinhos estruturados com uma extraordinária capacidade de envelhecimento.
A família Guelbenzu cultiva variedades nacionais e internacionais que se adaptam de forma excelente à vinha. Tempranillo, Graciano, Garnacha, Cabernet sauvignon e Merlot são as principais uvas que dão vida às diferentes harmonias aromáticas da sua colecção.
A partir das suas origens centenárias, uma vinha única e do seu carácter inovador, a Guelbenzu oferece excelentes vinhos de terroir.
Bodeboca.com © 2026 - Todos os direitos reservados