Descrição

Um excelente champagne rosé que apresenta uma variedade de matizes e demonstra claramente o extraordinário trabalho da Ruinart ao longo de muitos anos. Muito fresco, cítrico e floral, é um champagne que se bebe com muito prazer. Classe em abundância.

Informações de produto

A adega
Tipo
Champagne
Colheita
2009
Álcool
12.5% vol.
Variedade
85% Chardonnay, 15% Pinot noir
Origem
Champagne

Prova

Vista
Cor rosé suave, realçada por tons framboesa.
Nariz
Os primeiros aromas evocam uma mistura de especiarias quentes e reconfortantes combinadas com a frescura dos citrinos: canela, noz-moscada, gengibre, laranja sanguínea e kumquat... O segundo nariz é mais floral, acentuado por notas de violeta e peônia. Finalmente, o bouquet é completado com uma nota salgada de concha de ostra.
Boca
Notável: o ataque é envolvente e sedoso, com notas ácidas, frutos vermelhos (romã, groselha), o passo é fluido e salgado e o final é firme e intenso, prolongado por um delicado amargor e uma fina efervescência.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Daqui a 10 anos ou mais, dependendo das condições de armazenamento.
Combinação
Este vinho especiado e floral realçará os seus pratos com uma frescura elegante. Sugestões: salmonetes marinados com kumquat, gel de açafrão e cenouras coloridas; peito de pintada assado com feno, molho Ras el-hanout e legumes da estação; creme de abóbora, nhoques e avelãs.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm de vinhas 100% Grands crus da Côte des Blancs
e da montanha de Reims, Chardonnay (82% da Côte des Blancs, Cramant, Avize, Chouilly, Mesnil-sur-Oger e 18% de Sillery) e 15% de Pinot noir vinificado em tinto em Aÿ.
Clima
Continental. 2009 em Champagne foi uma colheita frequentemente descrita como «ensolarada». Caracterizou-se sobretudo por condições climáticas de verão perfeitas, ideais para a maturação. Entre vendavais, granizo e fortes precipitações (+60% em relação à média de dez anos) e ondas de frio durante a floração, o início do ciclo foi complicado. Felizmente, o verão trouxe boas condições que se mantiveram até setembro, permitindo uma maturação regular em condições ideais. Graças a estas condições favoráveis, as uvas alcançaram uma maturação ótima com um alto teor de açúcar e um baixo teor de ácido. Felizmente, o verão trouxe boas condições que se mantiveram até setembro, permitindo uma maturação regular em condições perfeitas. Graças a estas condições favoráveis, as uvas
atingiram uma maturação ideal com um alto nível de fenólicos para a Pinot noir.
Colheita
A vindima ocorreu entre 12 e 28 de setembro de 2009.
Vinificação
Fermentação alcoólica com temperatura controlada em tanques de inox. Malolática completa.
Envelhecimento
Estágio de 11 anos sobre borras. Dosagem de 4 gramas por litro.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

A blend of 85% Chardonnay and 15% Pinot Noir from Aÿ and a dosage of four grams per liter, the 2009 Dom Ruinart Rosé possesses a complex, vibrant bouquet with aromas of cherry, spring flowers, gooseberry, tangerine, almonds, pastry and slightly reductive elegant notes. Full-bodied, fleshy and vinous, the palate is perfectly balanced, dense and concentrated, with a delicate mousse and a long, saline, penetrating finish. There’s plenty of structure and substance here. There is no reason to wait, but it will age beautifully for another five to eight years. - Yohan Castaing. 

James Suckling:

Here's a rosé champagne for lovers of mature red Burgundy! It's pretty amazing how this manages to combine earthy and spicy notes with delicate raspberry fruit, the extra dimension that the very fine mousse and chalky acidity of top champagne adds. Very complex long finish. Drink or hold. - Stuart Pigott. Senior Editor.