Descrição

Este chardonnay é um vinho muito especial. Proveniente da propriedade Añina, Santi Jordi elabora-o com grande meticulosidade. Após a fermentação e 6 meses de estágio em barricas de carvalho francês, adquire uma presença quente e suave em boca que seduz previamente com os seus aromas de tangerina e alperce no nariz. Uma delícia da qual foram produzidas pouco mais de 600 garrafas. Como curiosidade, foi o vinho servido no jantar de gala dos Reis de Espanha no Salão dos Embaixadores do Real Alcázar de Sevilha, durante a cimeira da OTAN realizada no domingo, 29 de junho de 2025

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
14.0% vol.
Produção
607 garrafas
Variedade
100% Chardonnay
Origem
IGP Cádiz

Prova

Vista
Amarelo palha com reflexos dourados, lágrima fina e lenta. Muito límpido e brilhante.
Nariz
Aromaticamente complexo e expressivo. A sua paleta frutada é rica e variada, com notas de fruta branco (pêra, maçã), citrinos como a tangerina e toques de fruta de caroço (alperce). Após oxigenação, incorpora-se a banana com um fundo mineral característico da albariza. As suas borras finas, muito subtis, deixam-se vislumbrar num conjunto complexo e harmonioso.
Boca
A sua entrada em boca é ampla, sedosa e quente. Apresenta uma excelente acidez, conferindo grande frescura ao conjunto. No seu final longo e untuoso, as sensações de fruta fresca com notas lácteas e anisadas começam a florescer novamente, com toques muito subtis e elegantes das suas borras finas.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 10 e 12 ºC.
Combinação
Queijos curados, vegetais, carnes brancas defumadas e alguns pratos de arroz.

Vinha e preparação

Colheita
Na segunda quinzena de agosto.
Vinificação
Fermentação em barricas de carvalho francês.
Envelhecimento
6 meses sobre borras na mesma barrica.