Descrição

Lacima é um vinho que expressa perfeitamente o caráter atlântico e o 'terroir' das vinhas mais antigas do Dominio do Bibei, profundamente guloso e elegante. Um dos Mencía mais exclusivos do mercado, que apresenta um leque aromático onde se destacam as notas frutadas maduras, os frutos vermelhos e pretos e os matizes vegetais.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
13.5% vol.
Variedade
72% Mencía, 14% Mouratón, 9% Brancellao, 7% Alicante bouschet, Sousón
Origem
Ribeira Sacra

Prova

Vista
Cor cereja picota com um toque de granada. Limpo e brilhante, com lágrimas finas e desordenadas.
Nariz
Poucos minutos depois de abrir e oxigenar, começam a aparecer as primeiras notas maduras, frutos vermelhos e pretos e matizes vegetais. A madeira aparece sutilmente: tostados, especiados, baunilha e alcaçuz.
Boca
Tem uma elegância marcante, precisão, delicadeza e boa acidez. Guloso e sedutor pelo seu volume e peso equilibrados. Final longo.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 ºC.
Consumo
Até 2031, mais ou menos, se estiver bem guardado. Deixa respirar um pouco antes de beber. Pode aparecer um pouco de sedimento, mas isso não afeta a qualidade do vinho.
Combinação
Pato, queijos de ovelha curados, pernil com grelos e paleta ibérica.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas com sistemas de formação em vaso e situadas a uma altitude entre 300 e 700 metros, com orientação noroeste e sudoeste.
Idade
Entre 60 e 110 anos.
Solo
Textura franco-arenosa com diferenças na quantidade de areia e argila. Muito xisto e ardósia degradada.
Clima
Atlântico. 2020 foi um ano quente com chuvas irregulares.
Rendimento
1,2 kg por cepa.
Colheita
Vindima manual em caixas de 10 quilos. Aconteceu entre 8 de setembro e 2 de outubro. Seleção manual cacho a cacho na vinha e baga a baga na adega.
Vinificação
Desengace. Pré-maceração a frio. Fermentação lenta em barricas abertas de 500 litros e cubas de 2.700 litros de carvalho francês. Piscas frequentes. Fermentação maloláctica espontânea em barricas de 300 litros com arrefecimento do vinho para a interromper temporariamente.
Envelhecimento
Estágio de 24 meses em barricas francesas de dois a quatro usos. Descanso de 6 meses após o estágio em foudres de 15 hectolitros antes do engarrafamento. Estabilizado com o frio do inverno.
Engarrafamento
O vinho repousa na garrafa por um mínimo de 16 meses antes de ser comercializado.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Blended from old vine Mencía, Brancellao, Mouratón and Sousón, this red is fermented with indigenous yeast in open French oak and matured nearly two years in barrel. The wine is more red-fruited than the 2021 vintage – also in this list – with a plush yet structured palate. It offers a steely drive with a touch of chocolate on the finish… very morish! 2025-30