Descrição

A combinação da altitude e do caráter meridional do excepcional terroir de Villanueva de Álava deixa a sua marca singular nas uvas Tempranillo e Graciano com as quais a Luis Cañas elabora o seu Gran Reserva. Um vinho com uma personalidade inconfundível e de grande guarda, graças à sua boa acidez e maturação profunda, que só vê a luz do dia nas melhores colheitas. Vegan.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Produção
15.695 garrafas
Subzona
Rioja Alavesa
Variedade
95% Tempranillo, 5% Graciano
Origem
Rioja

Prova

Nariz
Intenso e perfumado, profundo e muito complexo, com notas de frutos pretos e toques especiados que reforçam o caráter fresco do vinho. Com o tempo na taça, surgem aromas de sotobosque, mentolados, café, notas de tabaco e chocolate preto.
Boca
Potente, estruturado e muito saboroso, em que a acidez e os taninos formam um conjunto gustativo muito suculento.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 °C.
Consumo
Até aproximadamente 2038, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas em vaso plantadas em Villabuena de Álava. A parcela, situada num planalto localizado a sul do município, encontra-se a uma altitude de 530 metros acima do nível do mar.
Tamanho
Apenas 50 hectares.
Idade
Vinhas com 64 anos.
Clima
Ano frio e chuvoso, com atraso no ciclo vegetativo até à vindima. No início de agosto, graças à melhoria do tempo que se prolongou até ao final de outubro, as perspetivas para a colheita mudaram drasticamente, tornando possível que a vindima fosse realizada de forma lenta e tranquila, resultando em grandes vinhos tintos de personalidade marcante.
Rendimento
3.800 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas e seleção de cachos e bagos em mesa dupla de seleção.
Vinificação
Fermentação alcoólica em cubas de madeira de 10.000 litros, com posterior fermentação malolática em barricas de carvalho francês, principalmente novas e de segundo uso.
Envelhecimento
Estágio durante 24 meses em carvalho francês (70%) e americano (30%). Após o engarrafamento, permaneceu um mínimo de três anos a envelhecer na adega subterrânea.
Engarrafamento
Em agosto de 2019. Após este processo, o vinho iniciou o seu período de estágio na adega subterrânea da vinícola.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Something of a more traditional style from the Luis Cañas team, this is a cuvée of Tempranillo and 5% Graciano from the Carralciego vineyard in Villabuena de Álava. Combining French and 30% American oak ageing, it's firm, mature and appealingly balsamic, with nice backbone and tobacco leaf, plum and redcurrant flavours. 2025-34