Descrição

O nome deste vinho tem origem na antiga forma de designar a vinha de onde provém. Mandolás é uma das vinhas da Oremus, adega húngara pertencente à Tempos Vega Sicilia desde 1993. A vinha é plantada com a casta Furmint, principal componente dos vinhos doces de Tokaji. É por isso que Mandolás é tão singular, pois trata-se de um vinho branco seco. Esta colheita de 2022 foi quente e seca, após uma tendência de vários anos frios, destacando-se pela sofisticação dos seus aromas florais e frescos, uma acidez vibrante e uma estrutura torneada pelo longo estágio.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Produção
118.800 garrafas
Variedade
100% Furmint
Origem
Tokaj-Hegyalja

Prova

Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.
Consumo
Para desfrutar agora e até aproximadamente 2032, se conservado em condições ideais, ou seja, a uma temperatura entre 12 e 14 °C e a uma humidade relativa de 60 %, conforme indicado pela adega.

Vinha e preparação

Nome
Mandolás.
Descrição
Vinhas selecionadas de clones antigos de Furmint (provenientes da vinha Petrács com mais de 50 anos) situadas a uma altitude entre 150 e 300 metros acima do nível do mar. A densidade de cultivo é de 5.660 plantas por hectare.
Tamanho
35 hectares.
Idade
Vinhas com uma média de 23 anos.
Clima
O ciclo da vinha correspondente a esta colheita de 2022 foi caracterizado por um inverno em que a maior parte das precipitações ocorreu entre o final de novembro e dezembro, enquanto janeiro e fevereiro foram secos e amenos, sem frio extremo. Durante a primavera, as temperaturas foram baixas, com noites frescas até meados de abril, o que atrasou ligeiramente a brotação até 22 de abril. Maio foi um mês seco e quente, reativando o rápido crescimento das videiras e, no início de junho, a floração terminou rapidamente. O verão foi o segundo mais quente dos últimos anos, e as plantas sofreram com a falta de água até as chuvas oportunas do início de agosto, que permitiram uma maturação rápida e perfeita.
Rendimento
6.600 quilogramas por hectare (38,4 hectolitros por hectare).
Colheita
A vindima de Mandolás decorreu entre 25 de agosto e 8 de setembro, num contexto de estabilidade meteorológica, antes da chegada das chuvas na segunda semana de setembro. Os cachos foram colhidos manualmente, com uma primeira seleção nas vinhas.
Vinificação
Após uma ligeira prensagem, a fermentação alcoólica ocorreu em depósitos de aço inoxidável em 80% e em barricas novas de carvalho húngaro em 20%.
Envelhecimento
70% do vinho permaneceu em barricas de carvalho húngaro durante os primeiros três meses, com ‘remouage’ semanal das borras (bâtonnage), e durante os três meses seguintes em repouso completo. 30% do vinho foi realizado seu estágio em aço inoxidável.
Engarrafamento
Em fevereiro de 2023.

Avaliação dos peritos

Decanter:

Fruity and balsamic on the nose, with notes of flowers and lime. Elegant and rounded, with a mineral finish.