Descrição

O coupage de duas variedades tintas (Pinot Noir e Meunier) com a branca Chardonnay dá origem a este champagne dourado e extremamente expressivo. Lançado em 2007, este cuvée é, acima de tudo, um exercício de estilo destinado a obter um vinho no seu estado mais natural, sem adição de açúcar

Detalhes do produto

Tipo
Champagne
Álcool
12.5% vol.
Variedade
Pinot noir, Chardonnay, Meunier
Origem
Champagne

Prova

Vista
Dourado, denso e brilhante, salpicado por milhares de pequenas bolhas.
Nariz
O nariz revela notas refinadas e complexas de cravo e aromas de rosa, juntamente com toques de pão ralado, fermento e citrinos. À medida que se combinam, estes matizes criam um conjunto vivo e fresco.
Boca
No paladar, o primeiro ataque, direto e fino como uma flecha, é surpreendente em comparação com o nariz, maduro e concentrado. É um vinho bem estruturado e elegante. O retrogusto desenvolve aromas subtis de mel e cravo, conferindo maior profundidade ao vinho e contribuindo para o seu notável comprimento.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8ºC.
Combinação
Frutos do mar: ostras, berberechos, lagosta.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas na Montanha de Reims, Vale do Marne e na região de Epernay.
Vinificação
Após a vindima, as uvas são prensadas imediatamente. O mosto permanece em frio (a 6 °C) durante 24 horas. A fermentação alcoólica é realizada a baixa temperatura (18 °C) em depósitos de inox com controlo térmico, tratando cada variedade e a produção de cada parcela separadamente até à mistura final. Todos os vinhos completam a fermentação maloláctica. Após a prova, procede-se ao coupage e ao engarrafamento.
Envelhecimento
A segunda fermentação e a maturação ocorrem em caves subterrâneas localizadas a 33 metros abaixo do nível da rua. Cada garrafa é submetida a um remouage tradicional (manual) antes da degustação e da dosagem.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

"Disgorged inSeptember 2017, Pol Roger's NV Extra Brut Pure has a terribly clear and refreshing bouquet of white fruit and floral aromas along with very fine brioche tones. On the palate, this undosed Champagne is pure, linear and fresh and reveals a good, tightly structured and persistent finish with stimulating (lemon/grapefruit) bitters. Assembling all three main grape varieties of the region in equal parts, the wine is aged for at least four years on the lees. Tasted June 2018."