Descrição

O Reserva de Vivanco é considerado um dos riojas com melhor relação qualidade-preço do mercado. Na adega, eles o descrevem como um tinto com muita fruta e madeiras mais novas. Escolheram uma Natureza morta de Juan Gris, um dos ícones do cubismo, para ilustrar o rótulo

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2017
Álcool
14.5% vol.
Subzona
Alta Rioja
Variedade
90% Tempranillo, 10% Graciano
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor vermelha cereja intensa, com bordas telhadas que mostram a sua evolução fina.
Nariz
Tem aromas maduros de cereja e amoras pretas com um toque terroso e mineral, acompanhado por notas especiadas de canela e salva.
Boca
Profundo e complexo no paladar, oferece um paladar envolvente, sedoso e de grande persistência.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Ótimo até aproximadamente 2028 se for guardado em boas condições.
Combinação
Perfeito para acompanhar todo tipo de carnes, guisados, pratos de caça, cogumelos e queijos curados.

Vinha e preparação

Nome
El Manzano, Orizabal, La Ballesta, La Isla, Porres y Camino San Asensio.
Descrição
Selecção de vinhas próprias localizadas na localidade de Briones (Rioja Alta), cultivadas de forma sustentável.
Idade
A idade média é de 35 anos.
Solo
Solos com perfil argilo-calcário.
Clima
2017 foi uma colheita marcada por uma forte geada na noite de 28 para 29 de abril, que deixou os vinhedos da região bem danificados, bem na época da brotação. O inverno e a primavera foram super secos, com temperaturas altas que nunca tínhamos visto antes. Tudo isso fez com que os rendimentos por hectare diminuíssem e a qualidade das uvas aumentasse, criando vinhos mais concentrados, frutados e complexos.
Colheita
À mão em pequenas caixas. Todas as uvas ficam em câmara fria por 24 horas antes de serem processadas na mesa de seleção. A vindima começou em meados de outubro com a variedade Tempranillo e no final do mesmo mês com a Graciano.
Vinificação
Cada variedade é elaborada separadamente. Depois de um suave esmagamento, o mosto é encoado por gravidade em pequenos tonéis de carvalho francês, onde fermenta e maceram em contacto com as peles a uma temperatura máxima controlada de 30 ºC, recebendo ligeiras remontagens durante 20 dias. A maloláctica ocorre em pequenos tonéis de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 24 meses em barricas novas e de segundo ano de carvalho francês e americano. O vinho é refinado durante vários meses em tino de carvalho francês antes de passar para a garrafa.
Engarrafamento
O vinho repousa na garrafeira por um mínimo de 24 meses antes de ser comercializado.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2014 Reserva has a more modern profile and more forward fruit despite its relatively long élevage. It's a blend of Tempranillo with 10% Graciano from Briones, fermented separately in small French oak vats and matured in new and second use French and American barriques for 24 months. It's quite smoky and balsamic, with integrated oak but still showing some toasted notes and ripe fruit without excess, a mixture of red and black berries. It has good balance and a medium-bodied clean palate, with some faint leathery sensation. 225,000 bottles produced. It was bottled in January 2018.

Tim Atkin:

Back after a break in the rain-affected 2013 vintage, the Vivanco Reserva is an eminently drinkable assemblage of Tempranillo with 10% Graciano, aged in a combination of mostly French and American oak, with aromatic vanilla and cinnamon spice, red berry fruit, a hint of the farmyard and racy acidity. 2020-24