Descrição

Vivanco La Isla Single Vineyard Tinto faz parte da gama de vinhos elaborados por Rafael Vivanco dentro da nova categoria de Single Vineyard, aprovada pelo Conselho Regulador da D.O. Rioja em 2017 para dar visibilidade aos vinhos provenientes de uma única parcela situada numa zona de especial qualidade, ao estilo dos Grand Cru de França. Neste caso, este tinto provém de um encrave próximo da localidade de Briones chamado Ia Isla por se encontrar isolado, quase escondido, a nordeste da aldeia. Um encrave plurivarietal e cultivado de forma biológica que Rafael conheceu em 2000, juntamente com o seu pai, e que o impressionou, como se fosse uma paixoneta à primeira vista. Um local que merece um vinho só para si.

Ao adquirir uma garrafa deste vinho, oferecemos ainda um convite para o Museu Vivanco da Cultura do Vinho, válido para duas pessoas até 31 de dezembro de 2026. As instruções deste convite estão indicadas num cartão dentro da caixa em que este produto é apresentado.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.0% vol.
Produção
1.434 garrafas e 24 magnums
Subzona
Rioja Alta
Variedade
96% Tempranillo, 2% Moristel, Garnacha, 2% Otras
Origem
Rioja

Vinha e preparação

Nome
La Isla
Descrição
Encrave inclinado localizado em Briones (Rioja Alta), a 438-447 metros de altitude, com uma zona orientada para leste-oeste e outra orientada para norte. Certificado como biológico desde 2013, com corredores verdes de vegetação espontânea no perímetro da vinha.
Tamanho
3,1 hectares
Idade
Plantação realizada no ano de 1973.
Solo
Terraço aluvial do rio Ebro. Depósitos de areia e pedras calcárias com pouca capacidade de retenção de água e nutrientes, muito adequados para uma viticultura de baixo rendimento e alta qualidade.
Clima
Uma colheita marcada pelo calor, pelas poucas precipitações e pela resiliência da vinha. As temperaturas médias foram muito elevadas, com uma primeira onda de calor no início de junho. As poucas chuvas contribuíram para que doenças como o míldio e o oídio tivessem uma influência muito reduzida.
Colheita
Toda a vindima foi realizada manualmente em pequenas caixas no dia 25 de setembro de 2022, com duas semanas de antecedência em relação às datas habituais.
Vinificação
Todas as uvas são refrigeradas em câmara fria e passam por uma mesa dupla de seleção de cachos e bagos. Após um suave esmagamento, os bagos de uva são colocados por gravidade em pequenos tonéis de carvalho francês, onde fermentam e maceram em contacto com as peles a uma temperatura máxima controlada de 28 ºC, recebendo ligeiras remontagens e pisagens durante aproximadamente 20 dias.
Envelhecimento
Grande parte do vinho permanece 12 meses em barricas de carvalho francês de grão extrafino de um e dois vinhos em formatos de 225 e 500 litros. A outra parte amadurece com as suas borras em pequenos depósitos durante o mesmo período de tempo.
Engarrafamento
Em novembro de 2023, permanecendo em adega subterrânea por um período mínimo de 24 meses até a sua comercialização.