Descrição

Abadia de Poblet é o projeto de vinhos tranquilos da Codorniú na Conca del Barberà. Trata-se de um branco elaborado com Macabeo e Parellada, as duas uvas protagonistas da região, e apresenta aromas que lembram frutas maduras, notas florais e também especiadas, além de um paladar muito longo e elegante. Na sua colheita anterior, o crítico e Master of Wine, Tim Atkin, referiu-se a ele como um dos melhores vinhos elaborados com Macabeo da Catalunha

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2021
Álcool
13.4% vol.
Variedade
Macabeo, Parellada
Origem
Conca de Barberà
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De um amarelo palha brilhante.
Nariz
Destaca-se pelas suas frutas brancas e maduras, notas de ervas aromáticas e lembranças de borras finas.
Boca
Branco encorpado, longo, especiado e com boa acidez.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha com orientação sul e sudeste e baixos rendimentos, que antigamente alternava o cultivo de cereais entre as fileiras de videiras e amendoeiras plantadas na sua borda. Está localizada entre 550 e 700 metros de altitude.
Idade
Cepas plantadas durante a primeira metade do século XX.
Solo
Pobre, disposto em encostas nas suas zonas mais elevadas, coberto de seixos e com uma drenagem extraordinária nas zonas mais baixas, o que favorece a hidratação das videiras.
Colheita
As uvas são selecionadas na entrada da vinha no momento da vindima, em pequenas caixas de 16 kg.
Vinificação
Elaboração minimamente intervencionista. Ao chegar à adega, as uvas são prensadas e o mosto da casta Macabeo é desfangado e transferido para uma cuba de cimento, onde fermenta a uma temperatura controlada, cerca de 16 °C. Uma vez concluída a fermentação, é transferido para extrair as borras mais grossas, deixando as mais finas.
Envelhecimento
Durante os dois primeiros meses de estágio, realiza-se um «bâtonnage» por semana e, a partir daí, o estágio estático de 12 meses.