Descrição

Estamos perante o vinho mais premiado da Vegamar, que recebeu diversos prémios em colheitas anteriores, entre os quais se destacam as Medalhas de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas e no concurso Mundus Vini. Além disso, faz parte da gama Selección, através da qual a adega apresenta os seus monovarietais. Jovem, com abundância de frutos vermelhos e uma acidez equilibrada.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto - Jovem
Colheita
2023
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Garnacha tintorera
Origem
Valencia

Prova

Vista
De cor vermelho rubi com reflexos roxos.
Nariz
Destaca-se pela sua boa complexidade e elevada intensidade, dominada por aromas a frutos vermelhos, groselha e compota de morango, com um ligeiro toque de carvalho novo.
Boca
Carnudo, encorpado e estruturado, com taninos suaves e redondos e acidez equilibrada.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar pratos de arroz com carne, charcutaria e carnes vermelhas.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção das melhores vinhas próprias.
Solo
Argiloso.
Clima
Continental com influência do Mediterrâneo.
Colheita
Vindima noturna para aproveitar o frescor e evitar a oxidação das uvas até que cheguem à adega. Os cachos são depositados em reboques com funil que vão diretamente da vinha para a adega
Vinificação
A vindima é recebida durante toda a noite na adega, procedendo-se à sua desengace e esmagamento. Para evitar a oxidação do mosto, aplica-se CO2 líquido a -30 °C para arrefecer a vindima em linha a 10 °C. Maceração de três dias a 12 °C com remontagens abundantes e, uma vez iniciada a fermentação utilizando uma seleção de leveduras próprias, deixa-se a temperatura subir até 28 °C para obter a cor e esgotar o açúcar. Microoxigenação dos vinhos para estabilizar a cor e posterior malolática em depósitos com a seleção própria da adega de culturas de bactérias lácticas.