Descrição

Referência histórica que marcou um antes e um depois na adega ribeirinha. A palavra Malleolus vem do latim e significa majuelo, forma habitual de designar as vinhas velhas em Pesquera de Duero. É precisamente essa a origem deste vinho elegante, de grande personalidade e com um equilíbrio perfeito entre maturidade e frescura, características que lhe são conferidas pelos solos pedregosos da região. A colheita de 2022 destaca-se especialmente pela sua rotundidade, densidade aromática e peso em boca.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Combinação

Cordeiro assado

Os taninos maduros deste vinho combinam na perfeição com um cordeiro bem temperado com especiarias assado no forno.

Prova

Vista
Cor vermelho cereja maduro muito intenso.
Nariz
Intenso e com grande personalidade, destaca-se pelos seus aromas a frutos pretos maduros, cassis e mirtilos e, em segundo plano, notas próprias da sua maturação em madeira, especiarias balsâmicas como pimenta e cravo, com tons limpos de couro e tabaco.
Boca
Vinho tinto potente, equilibrado, com uma excelente estrutura de taninos maduros e redondos e um final de boca longo e agradável.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Combinação
Cordeiro ou leitão assado, arroz com carne, guisados especiados.

Vinha e preparação

Nome
Camino Viejo.
Descrição
Vinha localizada em Pesquera del Duero, com orientação sudoeste e plantada a uma altitude de 887 metros acima do nível do mar.
Idade
Vinhas de idade avançada.
Solo
Pedregoso.
Vinificação
Maceração com as peles durante 18 dias. Realiza as fermentações alcoólica e malolática (esta última durante 30 dias) em depósitos de inox.
Envelhecimento
Estágio em barricas de carvalho francês.