Descrição

O vinho mais popular de Antonino Izquierdo é ideal para se aprofundar no universo vinícola do enólogo de Burgos. Ninín é um Ribera muito versátil e fácil de beber, embora seja repleto de matizes. Não é por acaso que é elaborado com uvas provenientes de vinhas com mais de 40 anos e tem um estágio mínimo de 12 meses em barricas de carvalho francês. Suculento e concentrado, mas sem perder a frescura. Uma carícia líquida. Com ele, procura-se combinar o equilíbrio certo entre a fruta e as notas da madeira.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho cereja intenso com rebordo em tons carmesim, de densidade elevada.
Nariz
Um aroma atraente a frutos pretos muito maduros (mirtilos, morangos, amoras pretas...) e subtis notas de frutos vermelhos, como groselhas, morangos ou alcaçuz, além de notas fumadas e torradas.
Boca
Entrada densa, agradável, quente e delicada, com uma concentração excepcional de frutos pretos e alcaçuz, notas de sub-bosque, frutos em licor e um equilíbrio impecável entre acidez, álcool e taninos.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Assados, caça e guisados de carne.

Vinha e preparação

Descrição
O cultivo das vinhas é realizado de forma artesanal, coincidindo com os ciclos lunares. Não são utilizados herbicidas, produtos sistémicos ou fertilizantes químicos. Procura-se obter a máxima qualidade, controlando a produção das videiras (3 ou 4 cachos soltos por videira) e utilizando fertilizantes orgânicos de origem animal.
Idade
Vinhas com mais de 40 anos.
Solo
Terrenos pobres que se trabalham de maneira biodinâmica.
Clima
Continental
Envelhecimento
12 meses de estágio em barricas de carvalho francês.
Engarrafamento
É realizada quando a degustação dos vinhos atinge a qualidade desejada por Antonino Izquierdo.