Descrição

Os baixos rendimentos, uma maceração longa e o uso de madeira adequada conferem a este vinho uma longevidade e complexidade incomuns. Fantástico aporte de estrutura e taninos nas uvas. Este tinto nasce num ambiente privilegiado. «Piani» significa «planície» e, na verdade, esta colina tem pouca inclinação. Estas parcelas sempre foram muito reconhecidas pela qualidade da Barbera. A elegância típica desta variedade na região de Langhe ( variedade de cor e acidez intensas, mas com pouco tanino) integra-se aqui com uma boa estrutura que confere ao vinho uma identidade particular

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Barbera
Origem
Barbera d'Alba DOC

Prova

Vista
Cor vermelho rubi brilhante e intenso.
Nariz
Aromas delicados que incluem amora e cereja. Aromático e super agradável.
Boca
A salinidade e a acidez aparecem no paladar. Vinho que não esconde o seu caráter polifenólico. A amplitude da Barbera é muito interessante, assim como o seu final persistente.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
A vinha fica numa colina chamada Piani, em Ferrere, na localidade de Treiso, com exposição a oeste e altitude entre 250 e 350 metros. A densidade de plantação é de 4000 plantas na vinha mais antiga e de 5000 na mais jovem.
Idade
Plantado em 1965 e 2005.
Solo
De argila muito parecida com a bentonita, que deixa os solos bem esponjosos e instáveis.
Vinificação
O método de vinificação destes vinhedos tem como objetivo realçar as suas características únicas: vinosidade, complexidade e persistência. A maceração com temperatura controlada em depósitos de inox dura entre 15 e 20 dias.
Envelhecimento
Estágio durante 9 meses em barricas de carvalho (40%) e tonéis de 50 hectolitros.