Descrição

Tinto jovem proveniente de uma única e histórica parcela cultivada na zona mais elevada, calcária e menos fértil do Alto Vinalopó, o que o torna um expoente perfeito da viticultura extrema de Alicante. O intervencionismo mínimo e os preceitos biodinâmicos orientam a sua elaboração, desde a vinha até à adega, resultando num vinho fresco e leve, apesar do seu grau alcoólico, com alma balsâmica e especiada e muito potencial pela frente, graças à sua excelente acidez.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2024
Álcool
13.5% vol.
Variedade
80% Monastrell, 14% Giró, 3% Arcos, 3% Bobal
Origem
Alicante

Prova

Vista
Cor rubi brilhante.
Nariz
Predominam intensos aromas frutados de morango e mirtilo, juntamente com matizes de ervas secas mediterrânicas, como o esparto.
Boca
Vinho tinto fluido, fresco e dotado de um grande equilíbrio. Os taninos são muito finos e o final culmina com sensações de leves notas tostadas.
Temperatura de servir
16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias em Canyada, Alicante. Cepas de secano plantadas em vaso com orientação noroeste, reproduzidas por seleção massal. Agricultura biodinâmica de intervenção mínima.

Idade
Vinhas plantadas em 1976.
Solo
Franco-argiloso-arenoso, com elevado teor de calcário e baixa fertilidade. A vinha não apresenta vestígios de fertilizantes ou pesticidas. Baixo nível salino.

Rendimento
Muito baixa, 1.950 quilogramas por hectare.
Vinificação
Fermentação com leveduras autóctones em depósitos abertos de inox. 40% de cachos inteiros. Enologia de intervenção mínima, com adição de dose mínima de sulfito.
Envelhecimento
Estágio de 8 meses, 50% em carvalho francês de 500 litros e 50% em talhas de Villarrobledo.