Descrição

O vinho mais jovem do projeto do Bierzo da adega galega Terras Gauda é um exemplo perfeito do caráter atlântico dos vinhos da D.O. castelhano-leonesa. A partir de vinhas cultivadas em solos argilosos em encostas íngremes orientadas para o leste e para o norte, Petit Pittacum apresenta um perfil fresco, fluido, perfumado e muito cativante.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2024
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Mencía
Origem
Bierzo

Prova

Vista
De cor cereja intensa com tons rosados.
Nariz
Elegante e expressivo, dominado por aromas de frutos vermelhos frescos, notas de violetas e toques minerais.
Boca
Fluido, fresco, suculento, adocicado, com boa acidez e corpo médio.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar guisados tradicionais de legumes, aves e arroz com carne. Um excelente complemento para receitas de polvo, peixes azuis, enchidos, cogumelos salteados e empadas.

Vinha e preparação

Descrição
Mais de 200 pequenas parcelas de vinhas antigas plantadas em encostas íngremes nas margens da cordilheira que compõe a região vinícola de Bierzo, com orientação para leste e norte.
Idade
Vinhas com pelo menos 60 anos de idade.
Solo
Argila, areia e ardósia.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Existem diferentes tipos, dependendo da localização da vinha e das suas características, com o objetivo de conferir complexidade e profundidade ao vinho. Ao chegar à adega, os cachos são selecionados na mesa de seleção. Em seguida, após o desengace e sem esmagamento, são encaminhados para os depósitos para fermentação com pisagem e remontagens leves, com o objetivo de realizar uma extração seletiva e preservar todo o aroma frutado.
Envelhecimento
Breve estágio de 3 meses em barricas de carvalho.