Descrição

Baladiña Barro é um vinho de produção limitada, uma vez que apenas foram engarrafadas 1.500 unidades desta colheita de 2016. A adega define-o como «um albariño para momentos únicos», e a sua maior peculiaridade é que, após um estágio de 5 anos em depósitos de inox em contacto com as suas borras, permanece mais 12 meses em talhas de barro, onde é microoxigenado e termina o seu afinamento. Tudo isto leva à criação de um vinho muito especial, com notas de fruta amarela e mel no nariz e uma boca complexa, equilibrada e elegante. Um branco muito gastronómico que combina perfeitamente com um prato de polvo à galega com pimentão.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2016
Álcool
12.5% vol.
Produção
1.500 garrafas
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Cor dourada.
Nariz
Limpo, expressivo, com notas de fruta amarela e um toque meloso.
Boca
Vinho equilibrado, complexo e com uma acidez bem integrada.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.
Combinação
Combina bem com pratos picantes sem excessos, como polvo à galega com um bom pimentão, caldeirada de peixe e marisco, com um saboroso arroz caldoso ou com bacalhau fumado com um fio de azeite.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha localizada em pequenas parcelas do Vale do Salnés. Condução em parreira tradicional.
Colheita
Vindima manual em caixas de 17 kg. Realizada em 14 de setembro de 2016.
Vinificação
Desengace para evitar sabores herbáceos. Maceração prévia à prensagem suave, que permite realçar os aromas varietais das uvas. Após a desengace do mosto, realiza-se a fermentação a temperatura controlada em depósitos de aço inoxidável.
Envelhecimento
Após a fermentação, o vinho é mantido em tanques de aço inoxidável em contacto com as suas borras durante 60 meses, com o objetivo de aumentar o seu volume e intensidade em boca, bem como outros 12 meses em talhas de barro, onde é microoxigenado e termina o seu envelhecimento.
Engarrafamento
Em novembro de 2023.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

I tasted again the 2016 Baladiña Barro that I had tasted last year. It's a wine that doesn't stop impressing me; with a flinty, earthy and yeasty nose, it's quite unique. It's an Albariño matured in egg-shaped clay tinaja (amphora) for 12 months and 72 months in stainless steel! I found it quite spicy, taking me to some wines from Jura, with moderate alcohol (12.5%) and good ripeness and freshness, with notable acidity (eight grams) and freshness (pH of 3.2). It's balanced and keeps aging nicely. 1,300 bottles were filled in November 2023.