Descrição

A versatilidade da casta Verdejo nas mãos da família Pariente torna-se evidente neste espetacular vinho branco. Proveniente de vinhas com quase 100 anos de idade e após o seu estágio em depósitos ovóides de betão, o resultado é um vinho sedoso, elegante e com uma mineralidade fina que o caracteriza. Uma maravilha para apreciar com calma.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda

Prova

Vista
Amarelo palha com reflexos esverdeados.
Nariz
Sutil e elegante, com uma mineralidade poderosa e notas balsâmicas.
Boca
Grande complexidade e suavidade, com uma elegância sedosa. Mineral, horizontal e sapido.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar peixes assados e grelhados, bem como pratos de arroz. Também combina com enchidos ibéricos e carnes brancas.

Vinha e preparação

Descrição
Um único vinhedo antigo de agricultura biológica plantado em vaso no município de Hornillos de Eresma.
Tamanho
2,28 hectares.
Idade
Plantados em 1930.
Solo
Areia com um horizonte franco-arenoso em profundidade, favorecendo a retenção de água.
Clima
A colheita de 2024 foi marcada por um inverno frio, uma primavera húmida e um verão seco e muito quente. As chuvas durante a primavera permitiram que as uvas amadurecessem de forma lenta e progressiva, proporcionando uma excelente qualidade. A elevada pluviometria e as temperaturas médias acima do habitual favoreceram a maturação lenta, o que se traduziu num grande equilíbrio entre a maturação fenólica e a maturação analítica. Prevê-se que os vinhos desta colheita alcancem uma grande longevidade.
Colheita
Vindima manual em caixas de 18 kg com uma primeira seleção das uvas no campo.
Vinificação
Segunda seleção em mesa, maceração das uvas durante 12 horas a baixa temperatura e posterior fermentação espontânea.
Envelhecimento
Estágio sobre lías durante 11 meses em depósitos ovoides de cimento de betão. Estes depósitos são fundamentais para a elaboração, oferecendo uma resposta ideal ao estudo contínuo das novas possibilidades da casta verdejo. A sua forma e as diferenças térmicas entre alturas criam uma corrente circular que facilita o trabalho das borras, além de proporcionarem uma melhor proteção ao vinho e oferecerem a possibilidade de estágios mais longos sem oxidação.