Descrição

Referência histórica que marcou um antes e um depois na adega ribeirinha Emilio Moro. O seu nome, Malleolus, provém do latim e significa majuelo, forma habitual de designar as vinhas velhas em Pesquera de Duero. É precisamente essa a origem deste vinho elegante, de grande personalidade e com um equilíbrio perfeito entre maturidade e frescura, características que lhe são conferidas pelos solos pedregosos da região. Em suma, um grande expoente da Ribera del Duero, perfeito para qualquer ocasião. Aqui apresentado no formato de 1,5 litros.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Combinação

Cordeiro assado

Os taninos maduros deste vinho combinam na perfeição com um cordeiro bem temperado com especiarias assado no forno.

Prova

Vista
De cor vermelha cereja intensa, límpida e brilhante, com rebordo violáceo.
Nariz
Profundo e preciso, destacando aromas de amora, mirtilo e ameixa, juntamente com notas finas de carvalho francês sobre um fundo mineral e balsâmico.
Boca
Potente e ao mesmo tempo sedoso, apresentando um grande volume, taninos bem polidos e um bom equilíbrio entre frescura e maturidade. O final é longo, sério e cheio de elegância.
Temperatura de servir
16 °C.
Combinação
Cordeiro ou leitão assado, arroz com carne, guisados especiados.

Vinha e preparação

Nome
Camino Viejo.
Descrição
Vinha localizada em Pesquera del Duero, com orientação sudoeste e plantada a uma altitude de 887 metros acima do nível do mar.
Idade
Castas de longa duração.
Solo
Pedregoso.
Clima
O ciclo correspondente à colheita de 2023 foi marcado por um inverno chuvoso que contribuiu para repor as reservas hídricas do solo para uma primavera sem as chuvas típicas, situação que se prolongou até junho. Quanto às temperaturas, estas foram mais elevadas do que o esperado, causando a maturação completa do fruto. Pouco antes da vindima, ocorreram tempestades com água abundante que ajudaram a equilibrar o ciclo e, consequentemente, a concentração das uvas.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Maceração com as peles durante 18 dias. Fermentação alcoólica e malolática (esta última durante 30 dias) em depósitos de inox.
Envelhecimento
Estágio em barricas de carvalho francês até ao momento do engarrafamento.