Descrição

Este é um espumante especial e diferente porque é elaborado com uvas da casta Alvarinho. Estas uvas foram colhidas 10 dias antes das utilizadas no resto dos vinhos da adega para garantir um brut nature fresco onde a casta fosse a protagonista. No nariz é fino, complexo e expressivo. Na boca é encorpado, saboroso, cremoso e fresco.

Informações de produto

A adega
Tipo
Espumante
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Albariño
Origem
Rías Baixas

Prova

Vista
Amarelo dourado limonado.
Nariz
Fino, complexo e expressivo no nariz. Primeiro mostra vestígios de envelhecimento em garrafa e um fundo de água do mar, eucalipto e frutos brancos com uma profunda reminiscência de albariño. Fundo de pão torrado e casca de amêndoa.
Boca
Na boca é volumoso, saboroso, cremoso e fresco. Mais uma vez aparecem as notas típicas da casta com um final agradável e fresco.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 6 e 8 ºC (quando o galeão azul aparece sobre as ondas no rótulo).
Consumo
Ótimo desde o momento da compra.
Combinação
Combina maravilhosamente com pratos simples de peixe branco, lagosta e qualquer tipo de marisco.

Vinha e preparação

Clima
Os meses de outono caracterizaram-se por temperaturas elevadas e muito pouca precipitação, condições pouco habituais na costa atlântica. O frio chegou em janeiro com uma única noite de geada. A primavera começou com dias e dias de chuva: forte e fraca, constante ou ocasional, que marcaram um cenário atípico de cachopos. O verão surpreendeu-nos com dias de sol contínuos e muito calor. Após o stress hídrico sofrido pelas videiras, o bom tempo permitiu que as uvas amadurecessem para que a vindima pudesse começar.
Colheita
Cerca de 10 dias antes da vindima geral, os cachos são colhidos nas parcelas que apresentam os melhores índices para a elaboração de um vinho espumante. As uvas foram colhidas manualmente e transportadas para a adega em pequenas caixas onde os cachos foram selecionados manualmente.
Vinificação
Trabalho muito intenso nas mesas de seleção e transferência das uvas para o lagar, onde 40% do mosto é sangrado. Segue-se a fermentação controlada a 15ºC. O resto do processo é feito com o maior cuidado: trasfega, engarrafamento, etc., mantendo a riqueza aromática e a intensidade de nuances.
Envelhecimento
Este vinho não é envelhecido em barricas.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Paula Fandiño based this bubbly on the 2020 vintage, with a 10% contribution from 2019. Part of the Mar de Frades range since 2010, it comes from Ribeira do Ulla and spent 24 months on lees. Salt, sappy, brisk and refreshing, it has citrus and green apple flavours and a hint of toasty autolysis. 2026-29. 

James Suckling:

A frothy albarino brut nature with lots of crisp beads. Saline and almost briny with lemons, seashells, green apples and a tangy, mouthwatering finish. Quite lively and intense even if the bubbles could be more polished. Drink now.