Descrição

O Marqués de Vargas Gran Reserva é elaborado exclusivamente com frutos de colheitas que prometem uma grande longevidade. Esta autêntica referência à história e ao classicismo de La Rioja é a expressão mais fiel do estilo da casa e das vinhas da Hacienda Pradolagar. Elegante, potente e eterno.

Informações de produto

Tipo
Tinto - Gran Reserva
Colheita
2016
Álcool
14.3% vol.
Produção
26.996 garrafas
Variedade
80% Tempranillo, 10% Garnacha, 10% Mazuelo
Origem
Rioja

Prova

Nariz
Os aromas concentrados a frutos pretos entrelaçam-se na perfeição com matizes especiados, fruto do seu prolongado estágio, e no fundo com subtis notas balsâmicas que acrescentam frescura e equilibram o conjunto.
Boca
Vinho tinto encorpado, com taninos muito refinados e um final longo. Em suma, um vinho elegante, potente e com grande capacidade de envelhecimento.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 °C. A adega recomenda decantar antes de servir.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes como lombo de vaca assado, caça ou cordeiro assado.

Vinha e preparação

Nome
Hacienda Pradolagar.
Descrição
A vinha da icónica propriedade, pedra angular da Marqués de Vargas, conta com um total de 32 microparcelas de agricultura sustentável, divididas de acordo com o tipo de solo, clima e variedade.
Tamanho
50 hectares.
Idade
Idade média de 35 anos.
Solo

Clima
A colheita de 2016 na Marqués de Vargas começou com uma brotação tardia, mas as excelentes condições de floração e fertilização em todas as variedades deram origem a um rendimento quantitativo potencial muito significativo. Após um inverno e uma primavera bastante chuvosos, as condições climáticas foram secas, com temperaturas muito elevadas e muito sol. No final de julho, as parcelas de maior qualidade e precoces começaram a desacelerar o seu desenvolvimento vegetativo, desenvolvendo a maturação de forma correta, embora condicionada por um défice hídrico notável. As semanas que antecederam o início da vindima foram marcadas por altas temperaturas de verão e fortes amplitudes térmicas.
Colheita
A vindima manual em caixas de 12 kg ocorreu entre 22 de setembro e 21 de outubro, de forma seletiva e muito escalonada, para colher as uvas no momento ideal de maturação. É importante destacar que, durante todo o ano agrícola, os trabalhos no solo e na vegetação foram adaptados, buscando o equilíbrio das vinhas e seu perfeito estado sanitário.
Vinificação
Os cachos foram colocados nas câmaras frigoríficas poucos minutos após a colheita. Lá permaneceram durante toda a noite a uma temperatura homogénea de 6-8 °C para serem selecionados manualmente no dia seguinte na mesa de vindima. As elaborações nos depósitos foram adaptadas tendo em conta cada tipo de solo, utilizando também leveduras autóctones das diferentes parcelas.
Envelhecimento
Estágio de 26 meses em barricas de carvalho francês (80%) e americano (20%). A utilização de diferentes tipos de carvalho teve como objetivo respeitar a fruta e alcançar a máxima suavidade dos taninos no coupage final.
Engarrafamento
5 de junho de 2019.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Made at the start of the changes at Marqués de Vargas, this still has something of the old style about it. Tempranillo led with support from 10% each of Mazuelo and Garnacha, this was aged in an 80/20 combination of French and American wood and is sweet, ripe yet well balanced, with toasty aromas, succulent black fruits and supporting acidity. 2023 30. 

James Suckling:

Dried herbs, olives, currants, spiced cherries and licorice on the nose. Chewy and savory with a medium to full body, polished tannins, and a lengthy, fleshy finish. Drink or hold.