Descrição

A coisa mais curiosa deste vinho é que é feito com 25 a 30 variedades diferentes de uvas, com frutos de vinhas com mais de 70 anos plantadas em socalcos (terraços). Destacam-se as notas aromáticas de frutos vermelhos e os toques de especiarias, juntamente com um paladar elegante, estruturado e aveludado. Sem dúvida, um tinto que reflete a complexidade e a essência das vinhas velhas da Quinta do Crasto

Informações de produto

Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2022
Álcool
14.0% vol.
Variedade
Field blend
Origem
Douro

Prova

Vista
Cor rubi intenso.
Nariz
Complexo, com notas de especiarias frescas e frutos silvestres exuberantes.
Boca
Elegante, evoluído, excelente volume e estrutura. Taninos aveludados.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Em condições ideais, pode ser guardado até aproximadamente 2041.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas antigas plantadas nos típicos terraços ou «socalcos», localizadas a uma altitude entre 120 e 450 metros acima do nível do mar.
Idade
Média de 70 anos.
Clima
2021 vai ser, sem dúvida, um ano que a gente vai lembrar pelos vinhos super frescos e elegantes. Foi um ano com um clima instável e, por isso, bem exigente na vinha e na adega, onde um planeamento rigoroso, um acompanhamento constante e a capacidade de adaptação foram essenciais para alcançar a excelência
Colheita
A vindima rolou na última semana de agosto, em caixas de 22 quilos.
Vinificação
Fizemos uma seleção cuidadosa na mesa. Depois de um leve prensamento, o mosto foi levado para depósitos de inox, onde fermentou em temperatura controlada, seguido de outro prensamento suave.
Envelhecimento
Estágio em barricas de carvalho francês (85%) e carvalho americano (15%) durante 18 meses.
Engarrafamento
Engarrafado em julho de 2023.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2022 Reserva Old Vines—or Reserva Vinhas Velhas, as it's labeled in Portugal—comes from a field blend of 30 to 40 different varieties from vines averaging 80 years of age. It's a serious, ripe and spicy Douro red with plenty of aromas of sweet spices and Mediterranean herbs, very open and aromatic. It feels riper this year and is still quite tannic and marked by the élevage in wood. I'd wait to pull the cork. 90,000 bottles produced. It was bottled in November 2024.