Vino de España
Ecológico
Vuitmans 2021
100% Macabeo
23,50 €
IVA incluído
Garrafa 75 cl.
|
31,33 € / Litro
Esgotado
Descrição
A excelente qualidade de uma única vinha com mais de 50 anos e a mínima intervenção possível na elaboração do seu fruto, na qual apenas participaram quatro pessoas (daí o seu nome «ocho manos»), dão origem a este singular monovarietal de Macabeo da Cellers Carol Vallès. Estamos perante um branco brisado fermentado em ânfora, cuja curtimenta lhe conferiu uma cor mais intensa e mais complexidade, com aromas de pinhão e maçã verde. Produção muito limitada.
Informações de produto
A adega
Tipo
Branco
Colheita
2021
Álcool
11.3% vol.
Produção
640 garrafas
Variedade
100% Macabeo
Origem
Vino de España
Certificações
Prova
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C. Por não ter sido clarificado nem filtrado, pode conter precipitados próprios do vinho.
Vinha e preparação
Descrição
Vinha de Sogas disposta em vaso no município de Subirats, região do Alt Penedès, junto a um ribeiro, e certificada desde 2014 como biológico pelo Consell Català de la Producció Agrària Ecològica (CCPAE). O seu rendimento é reduzido, mas a fruta é de extrema qualidade, e para a sua obtenção são realizadas práticas tão sustentáveis quanto possível, sem utilizar inseticidas químicos nem herbicidas, a fim de manter a cobertura vegetal espontânea do solo que favorece a preservação da humidade e a esponjosidade do terreno e, ao lavrar, obter adubo verde.
Idade
Vinhas plantadas em 1974.
Solo
Arcillo-calcário.
Colheita
A vindima manual em caixas de 20 kg ocorreu no dia 9 de setembro de 2021, às 7 da manhã, com um total de 518 kg de uvas Macabeo colhidas.
Vinificação
Os bagos foram separados manualmente do cacho, para realizar uma maceração carbónica com os bagos o mais inteiros possível numa ânfora de barro de 350 litros. Após 12 horas de desengace, conseguiu-se encher a ânfora, que foi coberta superficialmente com os caules para evitar uma maior oxidação do resto das uvas.
Envelhecimento
A fermentação iniciou-se espontaneamente a 13 de setembro de 2021, utilizando apenas leveduras selvagens, e terminou a 5 de outubro com uma oxidação mínima, mantendo a cor pálida e limpa da uva. Após a fermentação, as peles permaneceram em contacto com o vinho, em curtimenta, durante 2 meses. No dia 7 de dezembro, o vinho foi descuba e as peles foram separadas do vinho com uma última prensagem
Engarrafamento
Da última prensagem foram extraídos 255 litros de vinho que permaneceram na talha até 7 de fevereiro, quando foram engarrafados sem adição de sulfito, sem clarificar nem filtragem. No total, desde o início da fermentação até ao engarrafamento, o vinho permaneceu 5 meses em ânfora.
Excelente