Descrição

Astrales é o vinho que melhor reflete a identidade da adega. Trata-se de um vinho de corte setentrional, longe de qualquer excesso e definido pela sua complexidade aromática e pelo predomínio da frescura frutada. Esta colheita de 2017, tal como as suas antecessoras, foi muito bem avaliada pela crítica, como refletem os seus 92 pontos Parker.

Informações de produto

Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2017
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tinto fino
Origem
Ribera del Duero

Prova

Nariz
Intenso aroma a frutos pretos, especiados, balsâmicos e torrados.
Boca
Excelente equilíbrio, amplitude e grande comprimento em boca. Boa potência e magnífica estrutura, terminando com uma tanicidade firme e ao mesmo tempo suave que lhe permitirá evoluir muito favoravelmente em garrafa durante os próximos anos.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas no município de Anguix (Burgos). As videiras são plantadas em vaso com troncos mais baixos do que o habitual na região. Orientação norte-sul.
Tamanho
A adega possui 30 hectares de vinhas próprias no total.
Idade
45 anos, em média.
Solo
Solo composto principalmente por sedimentos, com densidades mais ou menos lenticulares de areias limosas ou argilosas. Destaca-se a alternância de densidades, tanto de calcários como de margas e, inclusive, de concreções calcárias.
Clima
Uma colheita com um inverno relativamente seco, com um início de primavera ameno que provocou um ligeiro adiantamento da brotação. Não houve geadas significativas, exceto uma ligeira no final de maio. Junho e julho foram um pouco tempestuosos, o que provocou um ligeiro deslocamento dos cachos em flor, mas garantiram com a sua humidade uma boa maturação durante o resto do verão e início do outono.
Rendimento
3.500 quilogramas por hectare.
Vinificação
Transferência por gravidade para um depósito de 50 hectolitros, onde a fermentação ocorre com leveduras autóctones. Fermentação e maceração durante 15 dias.
Envelhecimento
Estágio de 17 meses em barricas de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

I also tasted the 2017 Astrales, which shows a little more rusticity and different quality of tannins, from a year that was very different from 2016. The production and élevage were similar, with native fermentation and 18 months in barrique. 57,500 bottles.

James Suckling:

Blueberries and blackberries with some lavender undertones. Medium body, firm and silky tannins and a medium finish. A little austere at the end, but shows tension and focus. Drink or hold.