Descrição

No coração da Serranía de Ronda, a uma boa altitude, é produzido este vinho tinto envelhecido em carvalho que substitui o antigo La Hiedra como entrada de gama da adega de Málaga. A aposta desta adega nas castas mediterrânicas, lideradas pela Garnacha e pela Syrah, acompanhadas pela Graciano, e a sua perfeita adaptação ao clima da região materializam-se num vinho de corte moderno que se distingue pela frescura e que, apesar da sua juventude, constitui, em termos de qualidade, um cartão de visita de peso.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.5% vol.
Variedade
60% Garnacha, 30% Syrah, 10% Graciano
Origem
Sierras de Málaga

Prova

Vista
Cor cereja, com reflexos rubi e densidade média-alta.
Nariz
Boa intensidade aromática, onde predominam notas de frutos vermelhos e pretos, tons especiados (pimenta preta) da Syrah, com notas de tapenade e matizes herbáceos.
Boca
Vinho de corte moderno, com boa entrada. Taninos bem polidos e madeira bem integrada. É encorpado e fresco, com acidez presente, mas bem equilibrada, o que augura uma longa vida em garrafa.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Combinação
Acompanha perfeitamente carnes vermelhas, guisados de legumes e diversos tipos de massa.

Vinha e preparação

Nome
Finca Huerto de la Condesa
Descrição
Vinha localizada a uma altitude de 550 metros acima do nível do mar, em Ronda, Málaga, mais concretamente no vale do rio Guadalcobacín. A densidade da plantação é de 4.500 videiras por hectare.
Solo
Argiloso-calcário, com boa capacidade de drenagem.
Colheita
Vindima manual em caixas de 10 kg.
Vinificação
Maceração a frio das uvas armazenadas durante 24 horas numa câmara frigorífica a uma temperatura de 4 °C. Seleção dos cachos 100% desengace e fermentação a temperatura controlada de 22 °C em depósito de inox.
Envelhecimento
Estágio de 9 meses em barricas de carvalho francês usadas de 225 litros.
Engarrafamento
Em julho de 2024