Descrição

Creu de Lavit é o resultado de uma mistura de vários vinhos elaborados com Xarello e vinificados separadamente em barrica (20%) e em depósito (80%). Um vinho varietal, elegante e saboroso, ideal para acompanhar elaborações com bacalhau, peixes carnudos assados ou grelhados. Também é muito compatível com sopas e cremes leves.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2019
Álcool
13.0% vol.
Produção
17.600 garrafas
Variedade
100% Xarello
Origem
Penedés

Prova

Vista
Cor amarelo palha pálido e brilhante.
Nariz
Aroma complexo e elegante, onde predominam as frutas brancas maduras (melão, pêra) e tropicais (ananás) com um fundo floral e mel de flores (genista). Também aparecem notas de baunilha e coco, conferidas pela barrica nova durante a fermentação e o estágio, muito bem integradas com a fruta.
Boca
Em boca, apresenta uma entrada suave, elegante e de grande requinte, com uma acidez prolongada que lhe confere frescura. Também se destaca a fruta fresca (ananás) bem integrada com as notas tostadas proporcionadas pela barrica. Possui um final de boca fresco, saboroso e redondo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar elaborações com bacalhau, peixes carnudos assados ou grelhados. Também combina bem com ovos mexidos com batata e trufas e empanadas caseiras. Muito compatível com sopas brancas.

Vinha e preparação

Nome
Finca El Moli, Finca La Figuera
Descrição
As uvas são provenientes de várias propriedades. «El Molí», localizada numa planície a 223 metros de altitude em Vilafranca del Penedés; e «La Figuera», a 196 metros de altitude em St. LLorenç d´Hortons.
Idade
As vinhas de «El Molí» têm 52 anos e as de «La Figuera» 57 anos.
Clima
A colheita de 2017 caracterizou-se por ser mais precoce do que as anteriores, com um avanço de cerca de 10 a 15 dias.
Colheita
Vindima manual transportada em caixas plásticas de 25 kg.
Vinificação
O Creu de Lavit é o resultado de um lote de vários vinhos de Xarello vinificados separadamente. No primeiro deles, realiza-se uma desfangação estática a uma temperatura de 14 ºC e, em seguida, o mosto passa diretamente para barricas novas de carvalho francês, carvalho americano e acácia, onde ocorre a fermentação. O segundo mosto é desfangado estaticamente e fermentado em depósitos de inox a 14 e 16 ºC. O Creu de Lavit 2015 é o resultado de 20% de Xarello fermentado em barrica e 80% fermentado em depósito.
Envelhecimento
20% passa 5 meses em barricas de carvalho americano e acácia e 80% permanece 3 meses com as suas borras no mesmo depósito em que fermentou, realizando batonnages suaves.
Engarrafamento
Engarrafado em 6 de junho de 2018.