Descrição

Este vinho branco é elaborado com a casta Hondarrabi Zuri Zerratia, mais conhecida como Petit Courbu, caracterizada pelos seus cachos pequenos, compactos e fechados. Trata-se de um vinho branco fresco, elegante e ligeiramente adocicado, após ter passado 5 meses em barrica com as suas próprias borras. Um vinho muito gastronómico que pode ser apreciado tanto com um bife como com um arroz marinheiro.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2021
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Hondarrabi zuri zerratia
Origem
Txakoli de Álava

Prova

Vista
Vinho claro e brilhante com reflexos prateados elegantes.
Nariz
Destaca-se a complexidade do seu aroma a frutos brancos (pêra e maçã), tropicais frescos (manga), acompanhado por notas melosas com subtis sensações a turfa.
Boca
Em boca, entrada suave e sedosa, com volume desenvolvido devido ao estágio sobre borras, com uma explosão de sabor, expressivo e saboroso, ao mesmo tempo que apresenta sensações minerais. Equilíbrio na boca entre a acidez e o amargor típico da variedade.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias cultivadas sob uma viticultura de intervenção mínima e racionada, localizadas numa parcela situada em Artómaña, no Vale de Arrastaria.
Idade
11 anos
Solo
Os solos são caracterizados pelo seu caráter aluvial e semi-profundo, com um clima entre atlântico e continental, dependendo da colheita.
Clima
O início do inverno foi bastante chuvoso e ameno; a primavera foi mais seca e com temperaturas, mais uma vez, acima da média, o que antecipou a brotação em cerca de duas semanas (tal como ocorreu em anos anteriores). O verão também foi pouco chuvoso, desde junho, o que favoreceu a floração e a saúde da vinha durante toda a campanha. Os meses de setembro e outubro foram invulgarmente frescos e chuvosos, o que fez com que a vindima regressasse às datas de há vários anos, por volta de meados de outubro. Apesar de ter sido um ano seco, a pluviometria média foi normal: cerca de 1100 L (com a chuva concentrada no outono). A principal característica da colheita de 2021 foram, mais uma vez, as geadas tardias de abril, que causaram perdas significativas. Assim como uma brotação muito precoce, que antecipou a primeira parte da campanha, embora depois, em setembro, tenha sido atrasada pelas temperaturas invulgarmente frescas.
Vinificação
Prensagem em prensa horizontal pneumática de baixo rendimento (58% máx.). Fermentação em depósito de inox de 2.500 L.
Envelhecimento
Estágio sobre lías durante 5 meses.
Engarrafamento
Engarrafado em 8 de maio de 2022.