Imagens da Chamonix
Localização e outros dados de interesse
Chamonix
40 Uitkyk Street
Franschhoek
7690
Sudáfrica
Ano de fundação
1991
Área total de vinha
50 ha.
Com algumas das vinhas de Cape Winelands localizadas em altitudes mais elevadas, Chamonix está entre as adegas mais conceituadas do vale de Franschhoek.
Embora tenha sido em 1991 que o empresário e aventureiro de origem alemã Chris Hellinger adquiriu Chamonix, a origem da propriedade remonta a séculos atrás, uma vez que fazia parte da histórica propriedade La Cotte, datada de 1688.
Assim, os seus domínios abrangem 300 hectares, 50 dos quais de vinhas, que se estendem pelas encostas orientais das montanhas de Franschhoek, num ambiente natural rico, com solos pedregosos e argilosos, além de ser abençoado pelo seu clima temperado e pela sua brisa fresca nos meses mais quentes do verão.
Precisamente a preservação ambiental constitui um dos pilares da filosofia desta adega sul-africana, com práticas como o uso de fertilizantes orgânicos ou a colheita verde para garantir baixos rendimentos das videiras.
A aposta na mínima intervenção na vinha tem a sua continuação na adega com uma elaboração tradicional com fermentações espontâneas sem aditivos nem artifícios. Esta enologia respeitosa, juntamente com as condições climáticas benéficas e a composição dos solos, dá origem a vinhos expressivos do terroir, com uma personalidade e um estilo únicos.
Do seu atraente portfólio destacam-se o chardonnay e o pinot noir, inspirados na Borgonha, e o tinto Greywacke Pinotage, um dos vinhos mais exclusivos da casa.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados