Imagens da Chateau Cristi
Localização e outras informações de interesse
Chateau Cristi Wines
Maria Cebotari str., 6
Chisinau
Moldavia
Ano de fundação
1882
Área total de vinha
150 ha.
Foi fundada no final do século XIX por Vladimir Christi, uma figura importante da época, não só na esfera política e social (foi presidente da câmara de Chisinau), mas também no plano enológico.
O seu é um dos grandes nomes da história da vinificação moldava, e não é por acaso que os vinhos de Chateau Cristi foram respeitados e altamente apreciados durante muitos anos na corte real russa.
Descendente de nobres e estadistas que serviram fielmente o regime czarista, ocupando altos cargos políticos e militares, Vladimir Christi estudou Direito na Universidade Estatal de Moscovo, mas foi só quando decidiu continuar os seus estudos na Academia Agrícola de Montpellier que nasceu o seu amor pela enologia.
Os seus vinhos vieram então dos seus dízimos de Telesheu, Samanak, Peresechin e Pokshesht no distrito de Orhei, Zamchozh no distrito de Chisinau e de várias outras parcelas no sul e oeste do país. Quase um século e meio depois, os descendentes de Christi continuam a gerir a adega, que ainda conserva 150 hectares de vinhas na aldeia de Găvănoasa, localidade situada na zona de produção de Valul lui Traian, no sul da Moldávia.
Esta região deve o seu nome à sua localização entre as duas Muralhas de Trajano que foram construídas durante o Império Romano para proteger esta fronteira dos bárbaros. Os seus solos ligeiros e bem arejados, influenciados pelo Mar Negro e pelas florestas de Tigheci, fazem desta região um enclave excepcional para o cultivo da vinha, gerando vinhos com uma cor rica e um distinto bouquet de aromas florais e de frutos secos.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados