Vino de España
Alto de Inazares Majarazán 2020
80% Monastrell, 17% Syrah, 3% Pinot noir
20,90 €
IVA incluído
Garrafa 75 cl.
|
27,87 € / Litro
Esgotado
Descrição
«Um dândi que oscila entre o elegante e o provocante». É esta a definição apelativa que a Alto de Inazares atribui a este lote de Monastrell, Syrah e Pinot noir, três castas tintas cultivadas a diferentes altitudes no noroeste de Múrcia. O resultado é um conjunto complexo, no qual a madeira se faz sentir, mantendo a frescura e deixando o protagonismo para a fruta e os tons herbáceos que lhe conferem dinamismo.
Informações de produto
A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Produção
1.902 garrafas
Subzona
Inazares (Moratalla-Região Noroeste de Múrcia)
Variedade
80% Monastrell, 17% Syrah, 3% Pinot noir
Origem
Vino de España
Prova
Temperatura de servir
16 °C.
Vinha e preparação
Descrição
Vinhas de cultivo biológico localizadas a uma altitude entre 700 e 1.373 metros acima do nível do mar. A Monastrell de sequeiro é conduzida em vaso, enquanto a Pinot noir e a Syrah são conduzidas em espaldeira, cordão simples Royat.
Idade
Castas plantadas em 1971 (Monastrell) e 2011 (Pinot noir e Syrah).
Solo
Calcário, castanho e profundo (Monastrell) e argilo-calcário, com presença de rocha calcária e margas (Pinot noir e Syrah).
Clima
Mediterrâneo com influência continental (Monastrell) e continental seco com influência montanhosa (Pinot noir e Syrah).
Colheita
Vindima manual. A Monastrell foi colhida a 21 de setembro, enquanto a vindima da Pinot noir e da Syrah ocorreu entre 17 de setembro e 5 de outubro.
Vinificação
Elaboração separada de cada variedade. Para a Monastrell, maceração durante 13 dias e fermentação alcoólica a uma temperatura inferior a 23 °C com remontagem suave diária. No caso da Syrah e da Pinot noir, a maceração pelicular a frio prolongou-se durante 8 e 15 dias.
Envelhecimento
12 meses para o vinho Monastrell, 60% em barricas de carvalho americano, com tosta média e de segundo uso, e os 20% restantes em barricas de carvalho francês, com tosta média. Por sua vez, tanto o syrah como o pinot noir foram criados sobre borras finas durante o mesmo período, um ano. Cumprido este período, o lote final foi realizado a 28 de fevereiro de 2022.
Engarrafamento
19 de julho de 2022.
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.