Descrição

Carmelo Rodero Raza substitui o antigo Reserva da casa ribeirinha. Elaborado em homenagem às raízes e à paisagem de Pedrosa de Duero, com a assinatura enológica de Beatriz Rodero, procura realçar o caráter e a força que diferenciam o estilo desta conceituada adega. Espontâneo, elegante, sedoso e equilibrado. É intenso e suave ao mesmo tempo. Possui a elegância do seu antecessor e melhora a sua frescura para continuar a ser um dos vinhos mais destacados da Ribera del Duero na sua categoria.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2022
Álcool
15.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Nariz
Combina aromas intensos e profundos de fruta madura e fresca (amoras e ameixas) com delicados matizes especiados, conferindo-lhe uma complexidade subtil.
Boca
Entrada sedosa que evolui com uma densidade envolvente, perfeitamente equilibrada.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Até aproximadamente 2032, se mantido em condições ideais.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes grelhadas, bifes e assados.

Vinha e preparação

Nome
Parajes de Quintana, de Boada, de Valcabado, de Guzmán y de Pedrosa.
Descrição
Este vinho é resultado da combinação de cinco encraves nos arredores de Pedrosa de Duero. Plantação em espaldeira e em vaso a uma altitude entre 837 e 862 metros acima do nível do mar.
Idade
Vinhas com uma idade média de 30 a 35 anos.
Solo
Principalmente argiloso.
Clima
O ano de 2022 foi extremo, com pouquíssimas chuvas e temperaturas elevadas durante todo o ciclo vegetativo. A seca prolongada e o calor propiciaram diferentes ritmos de maturação em cada parcela. Esta situação exigiu um planeamento preciso e escalonado da vindima.
Colheita
Vindima manual com seleção na própria vinha, aguardando o ponto ideal de maturação de cada parcela. As uvas apresentaram uma saúde impecável e uma concentração notável.
Vinificação
Por gravidade (sistema OVI).
Envelhecimento
Estágio de 21 meses em barrica nova de carvalho francês de 225 litros.
Engarrafamento
Em agosto de 2024.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Fully charged with lots of ripe blackberries, tar and grilled meats. Big but fresh with full body and tight, muscular tannins. Long and bold. Give it at least one more year in bottle. Drink from 2026. (Zekun Shuai)

Tim Atkin:

Something of an international style of Ribera del Duero, with ageing in new French oak, this combines Tempranillo and 10% Cabernet Sauvignon from vineyards in Pedrosa de Duero and Roa de Duero. Glossy, smooth and rich, it's a hedonist's red, with layers of mocha, blackberry and orange peel and textured, palate-coating tannins. 2026-32.