Descrição

A casta Viognier com a qual é elaborado este branco intenso e complexo provém de uma vinha localizada a mais de 1000 metros de altitude. Isto confere-lhe uma frescura notável, apesar dos 10 meses em que permaneceu em contacto com a madeira, o que lhe confere toques lácticos e de fruta madura distintivos. Uma maravilha para descobrir outra faceta das vinhas de La Mancha.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Viognier
Origem
Pago Finca Élez

Prova

Vista
Amarelo esverdeado.
Nariz
Predominam os aromas florais, de frutas branco, como a pêra, e frutas de caroço, como o damasco, com notas de fundo lácteas e frutos secos.
Boca
Em boca é fresco, com um fundo sedoso e bem estruturado. Devido à altitude do vinha, existe um bom equilíbrio entre acidez e estrutura. O resultado é um vinho amplo, longo e elegante.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 10 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Nome
La Casa.
Descrição
Vinhedo localizado na Finca Élez, na localidade de El Bonillo, Albacete, a 1.080 metros de altitude.
Solo
Solo franco argiloso arenoso sobre uma base de rocha calcária. Originam-se do Mesozóico, com mais de 66 milhões de anos
Vinificação
Desengace, sem esmagamento, e posterior maceração a frio durante 10 horas a 15 ºC para uma maior extração de aromas. Fermentação controlada entre 15 e 17 ºC durante quatro semanas.
Envelhecimento
10 meses sobre borras em foudre e barricas de carvalho francês

Avaliação dos peritos

James Suckling:

An excellent, fresh viognier that shows lots of ginger spices, flint, dried lemons and nectarines. Medium- to full-bodied with bright acidity and a broad and lengthy finish. Typical viognier aromas, but really serious. From organically grown grapes. Drinkable now, but can hold.

Decanter:

Aromatic and fragrant style, showing notes of jasmine, pear, sage, apricot and quince on the nose. Nicely judged weight, tasty.