Descrição

Esta tipologia corresponde a um vinho doce muito especial e exclusivo, produto de uma seleção de uvas com o mesmo nome, adequadamente desidratadas ao sol e vinificadas através de procedimentos artesanais. Envelhecido pelo tradicional sistema de criaderas e soleras, é untuoso e aveludado, com um equilíbrio de doçura que não empalaga e uma grande acidez que lhe confere frescura.

É engarrafado em saca muito limitada devido à sua idade e características, atingindo 400 garrafas por ano.

Informações de produto

A adega
Tipo
Pedro Ximenez
Álcool
16.0% vol.
Produção
500 garrafas.
Variedade
100% Pedro Ximénez
Origem
Jerez-Xérès-Sherry

Prova

Vista
Cor ébano muito escura com reflexos ocres e iodados.
Nariz
Os aromas de frutas desidratadas, como passas, figos e ameixas, são claramente intensos, encontrando-se também notas de alcaçuz preto, tabaco, couro e torrados. Percebem-se toques de junco e palha e notas de tomate desidratado. No final, surgem lembranças de aromas industriais, gordura e betume.
Boca
Suave, untuoso, aveludado, com grande persistência e doçura equilibrada. O seu passo pela garganta não é nada pesado, incitando a um novo gole.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.
Consumo
Após a abertura da garrafa, o produto pode permanecer em boas condições por vários meses, desde que seja mantido em local seco e fresco.
Combinação
Combina com chocolates amargos, gelados suaves tipo nata ou baunilha, sobremesas de amêndoa, bolos e até mesmo com queijos azuis fortes tipo Stilton.

Vinha e preparação

Solo
Albariza.
Vinificação
Seguindo o tradicional sistema de secagem das uvas ao sol, uma vez passificadas, são vinificadas de acordo com os parâmetros do sistema de criaderas e soleras do Marco de Jerez.
Envelhecimento
Idade média de 50 anos em botas de Jerez.
Engarrafamento
Em dezembro de 2024, sem filtrar.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The NV Pedro Ximénez VORS en Rama is a different animal, much older than the regular one—this one is believed to be around 50 years old, and it's almost black and opaque, intense, pungent and concentrated, with a whopping 429 grams of residual sugar per liter of wine. This comes from the wine they purchased from Urium, a very old wine, with notes of dates, dry figs and carob beans, a touch of dark chocolate, pungent and super concentrated, really a gem. A drop of this elixir goes a long way... 500 half-liter bottles produced. It was bottled in December 2024. - Luis Gutiérrez.