Descrição

A partir de uma colheita classificada como Excelente, nasce este vino de pueblo que reflete a singularidade do município de La Aguilera. E fá-lo recuperando os costumes e sabores de outrora através de um gole muito agradável dominado pela fruta. É o tinto mais jovem da adega, uma explosão de fruta preta no nariz e em boca, descontraído, vertical e fácil de beber. Uma referência ideal para desfrutar em qualquer momento e acessível a qualquer bolso, graças à sua excelente relação qualidade-preço.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2024
Álcool
14.0% vol.
Produção
35.000 garrafas
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De cor cereja e borda violácea.
Nariz
Fresca, frutada e intensa. Apresenta aromas potentes de frutos pretos e vermelhos que dão lugar a matizes tostadas e notas de especiarias doces.
Boca
Jovem, refrescante, descontraído e muito fácil de beber. A adega define-o como um vinho muito vertical, com um paladar fluido e sem adstringências.
Temperatura de servir
16 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes vermelhas, aves e queijos.

Vinha e preparação

Nome
Finca del Charly, La Peñuela, El Picón, Viña del Panadero, Sotillejo, Las Peñas. Peñas Saladas, Viñas de Sotillo, Porquera y Peña Lobera.
Descrição
Parcelas localizadas no município de La Aguilera (Burgos), a uma altitude entre 870 e 908 metros acima do nível do mar. Poda em vaso tradicional (80%) e em espaldeiras com cordão duplo (20%). Viticultura orgânica e sustentável.
Tamanho
20 hectares no total.
Idade
Vinhas com uma média de 59 anos.
Solo
Principalmente argiloso-calcário.
Colheita
Vindima: manual com seleção rigorosa na própria vinha e em várias passagens na última semana de setembro.
Vinificação
Ao chegar à adega, as uvas são desengace, mas não esmagadas. A fermentação alcoólica ocorre em depósitos de inox (70%), em barricas de carvalho abertas (15%) e em cubas de carvalho de 3.000 e 4.000 litros (15%). A fermentação é feita com leveduras indígenas e a uma temperatura controlada de 25 °C, com remontagens mínimas e pisagens em barricas. A fermentação malolática é concluída em barricas usadas de 225, 400 e 500 litros.
Envelhecimento
Estágio de 6 meses em barrica usada de carvalho francês de 225, 400 e 500 litros.
Engarrafamento
Em julho de 2025, sem filtragem, estabilização ou clarificação.