Descrição

Este Viura de Amatria é um verdadeiro deleite. Um vinho branco fermentado em barrica, com posterior estágio nas mesmas durante 6 meses, que se revela repleto de complexidade no nariz. Aromas florais, frutados e de especiarias doces, como a baunilha, coexistem num gole untuoso, delicado e com uma acidez viva que evidencia a sua extraordinária capacidade de guarda. É maravilhoso agora, mas com algum tempo acabará por revelar todos os seus segredos mais bem guardados.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Produção
1.333 garrafas
Variedade
100% Viura
Origem
Navarra

Prova

Vista
Amarelo palha delicado, claro e luminoso.
Nariz
Perfil aromático elegante e complexo, onde se destacam flores brancas, frutas de caroço como o pêssego e notas frescas de frutas brancas. Um toque sutil de baunilha, proveniente do estágio em barrica, confere profundidade e sofisticação.
Boca
Apresenta-se com uma acidez viva e perfeitamente equilibrada com um volume fortificado. Percebem-se sabores cítricos vibrantes, acompanhados por matizes especiados e minerais, juntamente com uma salinidade fina que prolonga a persistência. O final é longo, fresco e harmonioso, deixando memórias duradouras de frutos de caroço e cítricos, confirmando um excelente potencial de envelhecimento.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 10 e 12 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas são provenientes de uma parcela plantada em vaso em Villa Mayor de Monjardín.
Idade
Aos 45 anos.
Solo
Predominantemente argiloso e calcário.
Colheita
A vindima foi realizada manualmente em 25 de setembro de 2024, em caixas de 15 kg.
Vinificação
Ao chegar à adega, foi realizada uma maceração a frio durante um dia, seguida de uma prensagem em prensa vertical de inox. O mosto fermentou em barricas novas de carvalho francês de 500 litros.
Envelhecimento
Permaneceu 6 meses nas mesmas barricas sobre as suas próprias borras.
Engarrafamento
23 de março de 2025.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The eponymous red 2023 Amatria wears the subtitle Viñedos Viejos Recuperados, meaning "recovered old vineyards," as it comes from the plots they recovered in the village of Ayegui. It has notes of red berries and flowers and is floral and fine-boned, with a tender mouthfeel, a soft texture and fine tannins. It has contained ripeness and 13.5% alcohol, keeping the poise, balance and freshness. It matured in 500-liter oak barrels for 10 months. 1,500 bottles produced. It was bottled in October 2024.