Descrição

De Rodrigo é um vino de parcela originário da zona de La Horra, no coração da Ribera del Duero. Trata-se de um tinto que cruza a fronteira enológica entre o artesanato e a sofisticação, para deleite dos paladares mais curiosos. Uma criação em que coexistem nuances e aromas que conferem grande elegância ao copo, destacando-se as notas de frutos vermelhos que evoluem para matizes mais especiados.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Produção
587 garrafas
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelha e violácea.
Nariz
Aroma intenso e envolvente, com notas de frutos vermelhos e um leve toque láctico, terminando com um toque ligeiramente torrado e caramelizado. À medida que se abre, a fruta mistura-se com o especiade.
Boca
Em boca, observamos a redondeza dos taninos e a acidez que serve de fio condutor, proporcionando um passo suave, mas com uma persistência longa, onde se reaviva e realça a delicadeza e elegância que a vinha transmite.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Solo
Solo heterogéneo, mistura de areias, cascalhos e argila.
Clima
A colheita de 2020 foi típica na Ribera del Duero, com uma primavera amena e um verão seco durante a maior parte do ciclo vegetativo da videira. No mês de setembro, ocorreram algumas chuvas que atrasaram e favoreceram o final da maturação, resultando numa colheita equilibrada e rica em fruta.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 kg.
Vinificação
Fermentação espontânea em barricas abertas com trabalho do chapéu através de pisagem manual. A fermentação malolática é espontânea e é realizada em barricas novas de 500 litros de carvalho francês.
Envelhecimento
Nos primeiros 5 meses, o vinho é submetido a um estágio com borras em barricas de 500 litros, onde os taninos são arredondados e polidos. Após esse período, as borras são removidas e o vinho passa por um estágio microoxidativo em barricas. No total, o tempo de estágio é de 18 meses.