Descrição

Scala Dei Heretge presta homenagem aos viticultores comprometidos com a região de Priorat, cujas técnicas de viticultura remontam a meados do século passado. Uma viticultura heróica, de montanha, que confere carácter a este grandioso vinho. É elaborado com a mínima intervenção possível, para que mostre a peculiaridade do terroir que caracteriza os vinhos de ardósia de Priorat.O nome do vinho, Heretge (Herético), foi escolhido para seguir o estilo dos nomes da Scala Dei e ser o único que não foi criado com Garnacha, «uma verdadeira heresia» que vai contra o credo histórico da adega.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Produção
2.800 garrafas
Variedade
100% Cariñena
Origem
Priorat

Prova

Vista
Cor vermelho cereja de boa densidade.
Nariz
Inicia-se com um aroma frutado, com notas de frutos pretos e vermelhos maduros, evoluindo para notas minerais e de grafite da variedade.
Boca
Denso e com volume, é um vinho muito direto e com um final muito longo e fresco. Profundo, maduro, elegante e com um excelente equilíbrio entre maturidade, frescura e taninosidade.
Temperatura de servir
Recomenda-se consumir a 16 ºC. É aconselhável decantar ou servir com antecedência antes de ser apreciado.
Combinação
Combina muito bem com carne de caça e carne vermelha, assim como com diferentes tipos de guisados e ensopados, ou queijos como o azul e o Gruyère.

Vinha e preparação

Descrição
Proveniente de três costers distintos: Cap la Serra, Parts de l'Ase e La Font, plantados entre Vilella Alta e Torroja logo após a filoxera. A orientação predominante é norte, exceto numa das vinhas, onde há uma parte orientada para sul. Parts de l'Ase é a maior vinha e, além de ser uma joia pelas plantas que nela existem, é também uma joia e um testemunho da arquitetura popular de construção em pedra seca, pois nela encontramos diferentes construções de aproveitamento, de água, de espaço, caminhos, muros..
Idade
Entre 80 e mais de 95 anos.
Solo
Aro de ardósia, típico da região de Priorat.
Clima
A vindima de 2021 foi precedida por um inverno húmido, contrariamente ao que é habitual no clima mediterrânico. A passagem da Filomena e as chuvas subsequentes durante a primavera deixaram uma boa reserva de água no solo, o que permitiu que o ciclo vegetativo avançasse normalmente e que a vindima fosse abundante. O verão, típico do Mediterrâneo, não foi extremamente quente.
Vinificação
Seguindo a filosofia de não intervir para que o vinho expresse a peculiaridade do terroir que tanto caracteriza os vinhos de ardósia do Priorat, a fermentação ocorreu em depósitos abertos de cimento, alternando pisagens e remontagens de acordo com a degustação diária, com 30% do engaço e leveduras próprias da uva. O vinho permaneceu 22 dias em contacto com as peles, desde o encubamento até à prensagem.
Envelhecimento
O envelhecimento do vinho ocorreu em um barril de carvalho francês de 4.000 litros durante 16 meses

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2021 Heretge is the only pure Cariñena produced at the winery and comes from vines planted 80 to 95+ years ago in the villages of La Vilella Alta and Torroja on llicorella slate slopes. It fermented with 50% full clusters and a maceration of 30 days and matured in oak foudre for 15 months and three more in concrete. This is by far the darkest wine in the portfolio; it has a different profile that is darker and earthier, with some elegant rusticity. It's ripe at 14.5% alcohol, with a pH of 3.5 and 5.1 grams of acidity, black rather than red fruit and earthy tannins. This might need powerful food and/or more time in bottle. 2,597 bottles produced. It was bottled in July 2023.